Origem: Revista Palavras de Edificação 3

A Igreja de Deus

Segundo as Escrituras

“Sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16:18).

A “pedra”, é o próprio Cristo, “o Filho do Deus vivo” (Mt 16:16); e não Pedro. “Edificarei”; Cristo é Quem a edifica e não o homem. “A Minha Igreja”; a Igreja é Sua propriedade e não propriedade de homens. Cristo pagou um grande preço por ela; esse preço foi o Seu “precioso sangue” (1 Pe 1:18-19).

“A Igreja de Deus, que Ele resgatou com Seu próprio sangue” (At 20:28).

O diabo jamais poderá destruir a Igreja edificada por Cristo, mas pode evidentemente derrubar uma obra humana, espiritualmente morta, que o homem empreenda sem Deus.

Cristo começou a construção do edifício espiritual no dia de Pentecostes, quando enviou o Espírito Santo que reuniu os crentes, que antes tinham apenas uma relação individual com Deus, num corpo espiritual chamado a Igreja. Depois desse acontecimento;

“Todos os dias acrescentava o Senhor à Igreja aqueles que se haviam de salvar” (At 2:47).

A obra de Cristo continua hoje. Cada pecador convertido e “selado com o Espírito Santo” (Ef 1:13), é acrescentado a esse edifício. Neste mesmo sentido escreveu também Pedro sobre Cristo e Sua Igreja:

“E, chegando-vos para Ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual” (1 Pe 2:4-5).

E Paulo também escreve:

“Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito” (Ef 2:20-22).

Esse edifício terminará quando a última pedra houver sido colocada por Cristo, vindo, então, Ele mesmo para recolher e levar do mundo aqueles que são Seus (1 Ts 4:16-18).

Deste conjunto de passagens das Escrituras do Novo Testamento fica bem clara a idéia de que a Igreja não é uma mera construção material e humana, e muito menos um edifício de mármores, pedras e ladrilhos, madeiramentos, ou outro qualquer material. Não! É um edifício espiritual, um templo santo composto de pecadores limpos e purificados pelo sangue precioso de Cristo, selados com o Espírito Santo e juntamente incorporados nessa morada de Deus.

Cristo não é apenas o construtor da Igreja, mas também a ama com um afeto infinito; e Ele ama-la-á para sempre. Por isso, a Igreja também é chamada: — a Esposa do Cordeiro.

“Cristo amou a Igreja, e a Si mesmo Se entregou por ela” (Ef 5:25).

(continua, o Senhor permitindo)

Ponto de Reflexão: 

Não é reto apontarmos as faltas dos outros para com isso esquecermos das nossas.

Compartilhar
Rolar para cima