Origem: Revista Palavras de Edificação 38
A Verdadeira Igreja – Corpo e Noiva de Cristo
- O que significa a palavra “Igreja” (At 7:38 – TB)? A palavra grega significa uma “assembleia” (At 7:38; 19:32,39,41 – JND); “ajuntamento” (At 19:32,39,41 – ARC).
- Deus tem mais de uma “Igreja”? Não. Ela é chamada “Igreja de Deus, que Ele adquiriu para Si pelo sangue do Seu próprio Filho” (At 20:28 – Versão Bíblia de Jerusalém).
- Que tipo de pessoas formam a “Igreja”? Só um tipo – pecadores, sejam eles judeus ou gentios, que, diante de Deus, se arrependeram de suas obras más e, pela graça, creram no Senhor Jesus Cristo como seu Salvador, tendo sido selados pelo Espírito Santo – “Testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo” (At 20:21); “Que também nos selou e nos deu penhor do Espírito em nosso coração” (2 Co 1:22 – ARA); “Em Quem também vós estais, depois que ouvistes a Palavra da Verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo n’Ele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa” (Ef 1:13).
- Irá algum deles se perder? Impossível! Deus “nos elegeu n’Ele (em Cristo) antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante d’Ele em caridade (amor)“ (Ef 1:4); “Não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção” (Ef 4:30).
- O que formam, em cada localidade, os membros desta única “Igreja”? Juntos, eles formam localmente parte daquela única Igreja. Por exemplo: “À Igreja de Deus que está em Corinto…“ (1 Co 1:2).
- Quando a “Igreja” foi mencionada pela primeira vez? O Senhor disse: “sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16:18).
- Quando a “Igreja” foi realmente formada? “E, cumprindo-se o dia de Pentecostes (50 dias depois de haver o Senhor Jesus ressuscitado de entre os mortos), estavam todos reunidos no mesmo lugar” (At 2:1); quando o Espírito de Deus desceu e batizou os crentes individuais em um corpo, unindo-os, como um organismo vivo, a Cristo, sua cabeça exaltada nos céus (At 2).
- Quem foi o primeiro, a receber a revelação do segredo de que a Igreja estava, como algo vivo, conectada a Cristo? Saulo de Tarso: “Saulo, Saulo, por que ME persegues?” (At 9:4). Saulo, ao perseguir os Cristãos, estava, na verdade, perseguindo a Cristo, a cabeça. A doutrina lhe foi revelada mais tarde.
- Qual é o relacionamento dos Cristãos com Cristo? Até Deus haver chamado o apóstolo Paulo, nunca “foi manifestado aos filhos dos homens”, a verdade que pecadores, tanto judeus como gentios, que crêem no Senhor Jesus Cristo, “como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas”; que são agora “co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho” (Ef 3:1-6), do qual “Ele é a Cabeça” (Cl 1:18). Trata-se de uma união viva – “O que se ajunta com o Senhor é um mesmo Espírito” (1 Co 6:17). Juntos, esses escolhidos formam a “Igreja” que Cristo amou e pela qual “Se entregou a Si mesmo” (Ef 5:2). Como objeto de Sua afeição, ela é chamada de Sua noiva. Nós, que cremos, somos Seu corpo e Sua noiva.
- O que Cristo fez pela “Igreja”? Ele amou-a “e a Si mesmo Se entregou por ela” (Ef 5:25).
- O que Ele está fazendo agora pela “Igreja”? Alimentando-a e sustentando-a; “para a santificar e purificando-a com a lavagem da água”, de uma maneira prática, neste mundo, pela aplicação, em nossa alma, da Palavra de Deus (Ef 5:26,29).
- O que Ele logo irá fazer pela “Igreja”? Apresentá-la “a Si mesmo Igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível”, a tão esperada noiva que Ele ama (Ef 5:27).
- Qual é o destino da “Igreja”? Ser eternamente amada por Ele, e, na companhia do Senhor Jesus, ser o instrumento para demonstrar a glória do próprio Deus! – “como uma esposa ataviada para o seu marido” (Ap 21:1-2), “Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro… E tinha a glória de Deus…” (Ap 21:9-11).
