Origem: Revista Palavras de Edificação 39
O Livro de Apocalipse
“Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer” (Ap 1:19).
Quanto ao livro de Apocalipse, ele é dividido em três partes:
- “De tudo o que tem visto” (Ap 1:2) – é o capítulo 1;
- “As que são” (Ap 1:19) – estão nos capítulos 2 e 3, ou seja, a verdadeira condição da Igreja, a história de sua responsabilidade neste mundo, do princípio ao fim;
- “As que depois destas hão de acontecer” (Ap 1:19) – capítulo 4 ao 22.
Os capítulos 4 e 5 são de transição, mostrando o lugar que a Igreja e os santos do Antigo Testamento irão ocupar, do momento do arrebatamento até a vinda de Cristo, em juízo, com todos os Seus santos (Ap 19) – N.T.: “Eis que é vindo o Senhor com milhares de Seus santos” (Jd 1:14).
O livro de Apocalipse, por ser principalmente judicial ou governamental, não registra o arrebatamento dos santos ou a vinda de Cristo para o Seu povo. A Igreja é vista na Terra, nos capítulos 2 e 3, e é vista no céu nos capítulos 4 e 5; mas não nos é falado de sua ida para lá – como ou quando. Esse não é o objetivo do livro. Não há uma palavra acerca da Igreja na Terra do capítulo 9 ao 18. Outros santos aparecerão na Terra, durante as comoventes cenas do capítulo 6 ao 18, mas a Igreja não estará ali.
No capítulo 19, Cristo vem em juízo sobre a “besta” ‘romana’ e o “falso profeta” (v.20), o ‘anticristo’ ou “homem do pecado” (2 Ts 2:3). “Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos” (Ap 20:2 – AIB), e “Cristo reina por mil anos” (Ap 20:4). Então, vem o julgamento dos ímpios mortos: o lançamento de Satanás no lago de fogo, e, finalmente, o estado eterno. Devemos apenas acrescentar isto, durante o tempo presente, a justiça padece. Durante o milênio, a justiça irá reinar. No “novo Céu e nova Terra” (Ap 21:1 – ARA), ou no estado eterno, a justiça habitará.
Things New and Old – 1878
Correspondência de: “M. R.” Teignmouth, UK – para: C. H. Mackintosh (1820-1896)
Pensamentos
Há um “índice” onde podem ser lidos todos os assuntos de nosso coração: nossa língua.
Uma pessoa é sábia se aprende com seus próprios erros, mas será mais feliz se aprender com os erros dos outros.
Uma Bíblia que está caindo aos pedaços, geralmente, é de alguém que não está caindo aos pedaços.
As duas grandes atividades de um santo são a fé e o amor, e ambas são exercidas fora de mim mesmo: fé para confiar n’Aquele que me ama, e amor para servir àqueles que Ele ama.
Dar ao Senhor, e em Seu nome a outros, não se trata de algo que nós fazemos; trata-se do resultado do que nós somos.
Nos caminhos de Deus não há atalhos.
“Eu nunca prego um sermão sem pensar na possibilidade do Senhor usá-lo para chamar o último dos santos, que completará o número dos eleitos de Deus e acarretará na volta do Senhor”.
