Origem: Revista Palavras de Edificação 39
O Mundo Não Visível
Vamos Nos Conhecer no Céu?
No céu, o Senhor Jesus será o centro de atração e o imã de cada coração. Embora isso seja verdade, por outro é igualmente claro que um de nossos gozos consistirá em estar e desfrutar da companhia de todos os redimidos que lá estarão. Enquanto estamos aqui na Terra, o Senhor ocupa o supremo lugar em nosso coração. No entanto, desfrutamos da companhia e da comunhão uns dos outros, e o gozo e a comunhão dos santos serão também conhecidos e desfrutados no céu.
“Hades” (At 2:31) é uma expressão do Novo Testamento e é uma palavra grega – ἄοης; – “sheol” (Sl 16:10 – TB) é a expressão do Velho Testamento e é uma palavra hebraica – שאול. – Ambas significam a mesma coisa: o mundo não visível, ou lugar ou estado dos espíritos que partiram. É correto dizer que nossos amados encontram-se no “hades”. “Inferno” é uma palavra diferente e significa o “lago de fogo” (Ap 19:20). Em Atos 2:31, a palavra “inferno”, que aparece em algumas traduções, deve ser lido “hades”, e no Salmo 16:10, a palavra “inferno” deve ser lido “sheol”.
Na época do Antigo Testamento havia três coisas claramente conhecidas sobre “Sheol”:
- “Sheol” contém duas esferas. Deuteronômio 32:22 – (TB) e Salmo 86:13 – (TB) falam do mais profundo “Sheol”.
- “Sheol” não separava alguém de Deus – Deus estava lá (Sl 139:7-8 – TB).
- “Sheol” era um lugar de reconhecimento e onde a fala era mantida. Isaías 14:9-17 mostra que os que chegavam eram identificados e se comunicavam entre si.
Todo o assunto da vida e da incorruptibilidade é esclarecido por todo o evangelho pelo advento do amado Filho de Deus (2 Tm 1:9-10).
Moisés – Deuteronômio 32:48-50
Deuteronômio 32:48-50: “Recolhe-te aos teus povos” não significa ser enterrado no sepulcro da família, como muitos podem pensar. Aquela era uma terra estranha, portanto não poderia ser uma referência ao sepulcro da família. O lugar da sepultura de Moisés é um dos mistérios deste mundo. O mesmo se aplica a Aarão que é mencionado no versículo 50.
N.T.: A melhor tradução para este versículo é a versão Jerusalém “irás reunir-te aos teus, assim como teu irmão Aarão, que foi reunido ao seu povo no monte Hor”.
Davi – 2 Samuel 12:22-23
Muitos crêem que Davi falou de sua morte aqui, mas trata-se mais da antecipação que Davi fez do vôo de seu espírito para o lugar onde o espírito de seu filho estava, e ele encontrou um grande conforto nesta verdade. Em 1 Reis 2:1 e 10, “Davi dormiu com seus pais”. Seus ancestrais não tinham um sepulcro da família, mas aqui está declarado que ele dormiu com seus pais. O que significa isto? Simplesmente isto: que seu espírito encontrou companhia com os espíritos de seus parentes no “Sheol”, o mundo não visível.
Jacó – Gênesis 49:33
“Congregado ao seu povo”. Isto significa que ele morreu? Sim, mas algo mais. Se você ler o capítulo 50, descobrirá que ele morreu meses antes de ser enterrado. Isto significa que por ocasião de sua morte o seu espírito foi para o mundo não visível, e foi congregado ao seu povo que encontrava-se lá.
Abraão – Lucas 16:23-31
Isaías 14 é corroborado por Lucas 16:23-31. Vemos os dois lados do “Hades”. O “homem rico” do lado mais profundo, “em tormentos”, ergueu os olhos e reconheceu Lázaro, no seio de Abraão, no outro lado, e pode falar com ele. Pensamento, memória, e inteligência ainda estão lá. Abraão também o reconhece, assim como seu estado.
Abraão, Isaque e Jacó – Mateus 8:11
O Senhor quis dizer exatamente o que falou: “Assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó”. É certo que eles irão se reconhecer. Não esperamos ter menos inteligência no céu do que aqui.
Enquanto estamos aqui na Terra, temos cinco sentidos e somos como alguém preso numa casa com cinco janelas. Quando chegarmos ao céu, estaremos livres de todas estas limitações. Teremos um corpo adequado àquele lugar, e o caráter de nosso conhecimento será moldado pelo conhecimento que Deus tem, não no mesmo grau, mas do mesmo tipo.
Pedro, Moisés e Elias – Mateus 17:3-4
Pedro os reconhece porque aqui ele é levado em espírito para dentro da atmosfera do céu. Teremos este tipo de conhecimento e iremos conhecer e reconhecer a todos. No céu não existe medo. Na plena inteligência e no pleno gozo do céu estaremos cercados pelos redimidos e sua presença será um dos gozos adicionais daquele lugar. Não há dúvida de que a comunhão e as afeições que foram formadas aqui serão desfrutadas e continuarão eternamente lá.
O Rico e Lázaro – Lucas 16:19-31
O Senhor não diz que esta é uma parábola. Ele declara que existiu um certo homem rico e que existiu Lázaro. Ele estava no “hades” (v. 23), não no inferno, pois o ímpio não vai para o inferno agora, uma vez que a porta do inferno ainda não foi aberta. A Escritura não diz: ‘um lugar de tortura’. Haverá graus de punição: alguns receberão poucos açoites, outros receberão muitos, conforme decidir o Justo Juiz. O tormento é mais uma condição mental. O ímpio que morreu está aguardando pelo Dia do Julgamento diante do “grande trono branco” (Ap 20:11).
Isaías 14 é confirmado por Lucas 16:23-31. Temos ambos os lados do hades. O homem rico, na parte mais baixa, agoniza e reconhece Lázaro na outra parte, e era capaz de falar. O pensamento, a memória e a inteligência continuam ali. Abraão também o reconhece, bem como o seu estado.
Paulo e os Coríntios – 2 Coríntios 1:13-14
Paulo irá conhecê-los naquele dia vindouro e eles o reconhecerão. Eles receberão uma porção em comum naquilo em que ambos se regozijarão (Leia também 1 Ts 2:19).
Haverá plenitude de gozo no céu. Alguns poderão ter vasos maiores, e outros, menores, mas todos estarão cheios e serão incapazes de conter nada mais.
Que Aparência Teremos Lá? – original (Em que Disfarce devemos Aparecer Lá?)
Não apareceremos como espíritos, mas como pessoas. Teremos corpos como o Senhor Jesus, de carne e ossos, um corpo espiritual. Será um corpo de perfeito desenvolvimento físico, sem rugas e sem cabelos grisalhos; não suspiraremos, nem gemeremos ou nem sentiremos dor. Teremos um corpo como o d’Ele, física e moralmente. Ele permanecerá assim para sempre e o mesmo acontecerá conosco – permaneceremos mais íntimos com Cristo e uns com os outros para todo o sempre (1 Jo 3:2; Fp 3:21).
