Origem: Revista Palavras de Edificação 39
Tribulação para Jacó
Para começar, a primeira e mais importante coisa para cada e todas pessoas é a Salvação. Deus oferece a vida eterna para todos através da fé em Seu Filho Jesus Cristo. A Salvação é para o Judeu e para o Gentio; Deus não faz acepção de pessoas.
“Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; sendo justificados gratuitamente pela Sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus” (Rm 3:21-24).
Com isso diante de nós, encontramos algumas razões para o Cristão não ajudar o Judeu a retornar para Israel. Não faz a menor diferença onde o Judeu está morando se ele conhece o Senhor Jesus Cristo como seu Salvador, porque todos os que crêem serão arrebatados antes do período da tribulação.
Quando conhecemos isto, o “tempo de Tribulação para Jacó” (Jr 30:7 – JND) – “Ah! porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante; e é tempo de angústia (tribulação – JND) para Jacó; ele, porém, será salvo dela” (Jr 30:7), – ou “grande tribulação”, será centrada na Judéia (Mt 24:21 – ARA), e está aproximando-se rapidamente, como podemos ajudar alguém a ir para lá?
Acreditamos que a sentença foi mudada para a nação culpada, que rejeitou e crucificou Jesus seu Messias, pelas palavras do Senhor na cruz. Jesus disse: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lc 23:34). A acusação contra eles agora, durante esses 2000 anos, é homícidio culposo em vez de assassinato. Por todos esses anos desde a cruz, “cidades de refúgio” (ver Js 20) são providas para Judeus. O homicida não deve voltar ao local do crime até que o sumo sacerdote morra.
Nosso Senhor Jesus Cristo veio como um Profeta. Ele ascendeu aos céus e agora tem o ofício de Sumo Sacerdote. Em Sua volta, será como Rei dos reis e Senhor dos senhores. Até que Jesus venha como Rei, e Seu principal ofício como Sumo Sacerdote mude para ser revelado como Rei, Judeus não devem retornar a área de Jerusalém, que será o centro da tribulação. É lá que o “vingador do sangue” (Js 20:3) irá pegá-los. Todo o povo Judeu disse a Pilatos, “O Seu sangue caia sobre nós, e sobre nossos filhos” (Mt 27:25). Alguns dos filhos estão lá; outros querem ir para lá. Você deseja ajudá-los?
Verdadeiramente, o Judeu e cada pessoa em todo o mundo precisa de Cristo e da Salvação em ordem a escapar da “ira vindoura” (1 Ts 1:10 – ARA). Foi para os Hebreus que Deus escreveu: “Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande Salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que O ouviram” (Hb 2:3 – KJV).
Christian Treasury – Volume 7
