Origem: Revista Palavras de Edificação 40
O Dia do Senhor
O Dia Que Pertence Ao Senhor
É bom que os Cristãos se lembrem; que a observância religiosa de dias, não está de acordo com o espírito das “Boas Novas”. Considerar um dia diferente de outro é dizer que esse dia é, de alguma maneira, mais santo do que os outros. Mas para o Cristão, todos os dias são santos. É verdade que o Senhor designou para nós o “primeiro dia da semana” como distinto dos outros dias.
- É o dia da Ressurreição do “Nosso Senhor Jesus” (Mc 16:9);
- É o dia no qual o “Espírito Santo” foi dado (Lv 23:15 – At 2:1-4);
- É o dia no qual os discípulos se reuniam para “partir o pão” (At 20:7).
O apóstolo disse aos Gálatas e aos Coríntios, que nesse dia separassem uma quantia conforme Deus os havia suprido (1 Co 16:1-2). Se nós compararmos com Hebreus 13:15-16, veremos que isto é incluído como um dos sacrifícios que nós podemos oferecer a Deus no “primeiro dia da semana”.
Finalmente, encontramos em Apocalipse 1:10, que o Espírito de Deus chama esse dia de: “o Dia do Senhor”. No grego, a palavra “do Senhor” é um adjetivo, portanto nós poderíamos melhor traduzi-la como “Dia Senhoril” (aquele que pertence ao Senhor), ou “o dia dominical” [“dominical” do grego κουριακός – kuriakos (Dicionário Bíblico Conciso); “dominical” = “relativo ao Senhor” cf. dicionário da língua portuguesa]. Esta palavra ocorre, apenas duas vezes no Novo Testamento; no “Dia do Senhor” [“dia senhoril” ou “dia dominical”] – (Ap 1:10), e na “ceia do Senhor” [“ceia senhoril” ou “ceia dominical”] – (1 Co 11:20). Esta palavra (“κουριακός – kuriakos”) conecta maravilhosamente “a Ceia do Senhor” com “o Dia do Senhor”.
Em muitos países o povo do Senhor tem liberdade para dedicar o “Dia Senhoril” para “o Senhor”. Em muitos lugares este dia é separado, como um dia onde podemos ter o privilégio de deixar a nossa ocupação habitual e usá-lo, não para nós mesmos, mas para “o Senhor”. O sábado da antiguidade era um dia de descanso, mas para os Cristãos, “o Dia do Senhor” é, com frequência, o dia mais ocupado na semana.
O sábado da antiguidade foi feito “por causa do homem” (Mc 2:27). “O Dia do Senhor” pertence “ao Senhor”, e nós temos o privilégio de dedicar este dia para Ele próprio. Aliás, na China muitos não têm este privilégio, e deve ser com grande dificuldade que o povo do Senhor, naquele país, pode usar este dia como tal. Porém, lembramo-nos do que o Senhor falou “aos que Me honram honrarei, porém os que Me desprezam serão envilecidos” (1 Sm 2:30).
Pensamentos
“A fé sobe as escadas que o amor construiu, e olha pela janela que a esperança abriu”
C. H. Spurgeon (1834-1892)
