Origem: Revista Palavras de Edificação 41

Perguntas e Respostas

Segunda Chance 

P. As pessoas que rejeitam a presente mensagem da “graça de Deus”, e que serão deixadas “quando o Senhor vier” (Lc 12:37) – (no arrebatamento), – terão outra chance de serem salvas? Poderão elas ouvir e receber o evangelho que anunciará a vinda do Rei?

R. Muitos Cristãos proeminentes nos círculos ortodoxos e fundamentalistas dizem que sim. Mas o que diz a Palavra de Deus? Certamente nada tem mais autoridade do que ela. Em Mateus 25 temos a parábola das “dez virgens” (Mt 25:1). As dez representam todo o círculo de profissão Cristã; isto é, elas apresentam os verdadeiros Cristãos como sendo as virgens “prudentes” e os meros professos como as “loucas” (Mt 25:2). Quando “vem o esposo” (Mt 25:6), as prudentes seguem para o matrimônio e as loucas são deixadas do lado de fora. Então, “fechou-se a porta” (Mt 25:10), e as loucas não tiveram outra chance. Estas representam para nós os milhares que nos cercam que, embora professem ser Cristãos, encontram-se sem Cristo. Tal profissão sem nenhum valor será simplesmente deixada do lado de fora – perdida.

Em 2 Tessalonicenses 2 temos uma classe de pessoas – aqueles que “não receberam o amor da verdade para se salvarem” (2 Ts 2:10). Eles são aqueles que terão ouvido o “evangelho da graça de Deus” (At 20:24), mas que não o receberam. Será que existe alguma chance após a porta ser fechada? Leia todo o capítulo; observe como Deus irá enviar, a esses que desprezaram Sua misericórdia; “a operação do erro, para que creiam a mentira” (2 Ts 2:11). “Já que não creram a verdade” (2 Ts 2:12), quando lhes foi pregada, irão escutar uma mentira tão convincente que crerão nela – e serão “julgados”. É algo extremamente solene para qualquer pessoa rejeitar ou negligenciar a misericórdia oferecida por Deus, e é muito sério ensinar um erro que leve a cegar os entendimentos daqueles que não crêem, ou que lhes dê uma falsa esperança.

No presente momento, o Espírito Santo de Deus está aqui empenhando-Se em “ensinar” os homens (1 Co 2:13, Jo 14:26); então Ele Se irá, juntamente com a igreja, e no lugar de Seu empenho, o terrível “poder das trevas” (Lc 22:53), será liberado para enganar os homens. Se os homens desprezam a “misericórdia de Deus” (Sl 52:8), em condições tão favoráveis como agora, como podemos esperar que venham a crer depois? O engano será tão forte que, “se possível fora, enganariam até os escolhidos” (Mt 24:24). Deus os guardará, caso contrário eles também seriam enganados, pois o engano virá com grandes sinais e maravilhas da mentira.

“Vigia pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir”

(Mt 25:13)

Christian Treasury

Compartilhar
Rolar para cima