Origem: Revista Palavras de Edificação 5

O Conteúdo Da Bíblia

Os livros inspirados que Deus nos deu e que compõem a Bíblia (as Sagradas Escrituras) são 66, e nenhum mais: 39 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento.

Há outros livros, não inspirados por Deus, que se chamam vulgarmente “os livros apócrifos” (a palavra apócrifo quer dizer: conteúdo rejeitado, não autêntico, duvidoso, falso). Esses apócrifos, que são incluídos em certas versões da Bíblia (todos no Antigo Testamento), são os seguintes: Tobias, Judite, 1 e 2 Macabeus, Sabedoria, Eclesiástico, Baruque, algumas passagens introduzidas no livro de Ester, e um apêndice ao livro de Daniel consistindo em dois capítulos.

Pois bem. Há quatro provas evidentes de que não são inspirados por Deus:

  1. Os judeus, que guardavam zelosamente o cânon, quer dizer, a forma exata das Escrituras, nunca os aceitaram.
  2. Os próprios autores desses livros, nunca afirmaram terem sido inspirados por Deus para escrevê-los. Compare-se com as expressões que encontramos frequentemente nos livros canônicos, como por exemplo: “Ao qual veio a Palavra do Senhor, Assim veio a mim a Palavra do Senhor” (Jr 1:2,4).
  3. A declaração de autoridade do Senhor: “Assim diz o Senhor”, ou frase semelhante a esta, não se encontra nesses apócrifos. Mas no Antigo Testamento, nos livros canônicos ou inspirados, ela aparece mais de 400 vezes:
  4. Nem o Senhor Jesus nem os Seus apóstolos, citaram passagem alguma desses livros apócrifos.

O diabo não pôde destruir a Bíblia, a Palavra do Deus vivo, mas hoje em dia está tendo êxito nas versões ou traduções corruptas e alteradas feitas pelos homens.

Numa tradução inglesa (de 1973) chamada “Common Bible”, introduziram-se todos esses livros apócrifos, como se tivessem sido inspirados por Deus (à semelhança do que fazem as traduções da igreja católica).

“Toda a Palavra de Deus é pura;Nada acrescentes às Suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso” (Pv 30:5-6).

“Porque se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro” (Ap 22:18).

Para Meditar: 

Nada há que esteja fora do alcance da oração. O que pode ocorrer é estar fora da vontade de Deus.

Compartilhar
Rolar para cima