Origem: Revista Palavras de Edificação 9
“Confirmados na Presente Verdade” (2 Pe 1:12)
1 – A Palavra de Deus
“Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra” (2 Tm 3:16-17).
Por ela nascemos de novo: “Sendo de novo gerados” (1 Pd 1:23).
Por ela são as nossas almas alimentadas e por ela crescemos: “para que por Ele vades crescendo” (1 Pd 2:2).
Ela é a norma pela qual todos os ensinamentos devem ser julgados: “À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva” (Is 8:20); “Nisto conhecemos nós o Espírito de verdade e o espírito de erro” (1 Jo 4:6).
Se nesta publicação, dissermos, alguma coisa que, não esteja de acordo com a mente de Deus, tal como está revelada na Sua Palavra, então, recusem-na o quanto antes. “A Tua Palavra é a verdade” (Jo 17:17).
2 – O Pecado, o que é?
O pecado é desordem, libertinagem. Este é o verdadeiro sentido de 1 João 3:4.
Por exemplo, durante o tempo entre Adão e Moisés, não houve a imposição de uma lei, portanto, não houve transgressão; mas houve, isso sim, muito pecado. Pecado, é fazer a sua própria vontade.
A atitude que o homem deve ter, é a de se sujeitar à vontade de Deus; portanto, o pecado é o ato de uma vontade independente.
“Tudo que não é de fé é pecado” (Rm 14:23). Isto quer dizer que, a fé nos conduz à presença de Deus, e andamos conscientemente perante Ele.
“O pensamento do tolo é pecado” (Pv 24:9). Isso, significa que, os nossos pensamentos expressam o que somos por natureza. “Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos” (Mc 7:21).
“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rm 3:23). Isto, é um resumo de tudo o que o apóstolo tinha dito antes. É, pois, por causa dessa natureza caída que o pecado se manifestou, e por isso se diz: “estão destituídos da glória de Deus”; “Aquele pois que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado” (Tg 4:17); fazer o bem, é o princípio ativo da obediência no “novo homem”; não obedecer, é dar lugar ao “velho homem” (Ef 4:22-24).
A Palavra de Deus, fala do “pecado” como uma natureza que herdamos, como filhos de Adão (Sl 51:5). Em Romanos capítulos 6 a 8 temos a salvação pelo Seu poder, por meio do “Espírito de vida em Cristo Jesus” (Rm 8:2), pela fé.
(continua, querendo Deus)
