Origem: Mensagens do Amor de Deus – Perigo no Cruzamento Ferroviário

Maravilhas da Criação de Deus – O Gafanhoto que Muda de Cor


“E vieram os gafanhotos sobre toda a terra do Egito e comeram toda a erva da terra, e todo o fruto das árvores” (Êxodo 10:14-15).

Onde há gafanhotos, mesmo que você não os veja, você pode ouvir o som estridente que eles emitem. Esse som é produzido ao esfregar as asas nas partes ásperas das pernas traseiras superiores, e é um chamado de acasalamento. Cada espécie de gafanhoto tem seu próprio ritmo. Dessa forma, gafanhotos da mesma espécie podem encontrar um parceiro.

A cabeça do gafanhoto possui duas longas antenas que se estendem para cima. Elas são o seu nariz. A cabeça, os ombros e outras partes do corpo são protegidos por uma armadura resistente. Suas asas dobram-se suavemente ao longo do dorso e se estendem entre as grandes patas traseiras. Suas orelhas não estão na cabeça, mas no abdômen, acima do segundo par de patas.

No final do verão, a fêmea cava um buraco no solo onde deposita até 120 ovos. Ela cobre os ovos com uma substância espumosa que os impede de secar. Ela também pode cobrir a cápsula de ovos com um pouco de terra. Os ovos eclodem na primavera seguinte, e os novos gafanhotos (ninfas) parecem adultos, exceto pelo fato de não possuírem asas. Crescem tão rapidamente que logo trocam suas peles blindadas. Isso se chama muda. Eles mudam de pele cinco ou seis vezes antes de atingirem o tamanho completo, já com asas desenvolvidas.

Um gafanhoto tem seis patas. As patas traseiras articuladas possuem fortes músculos nas coxas que impulsionam seus longos saltos. Ele possui uma mola especial no joelho que, quando liberada, arremessa o gafanhoto no ar. Ele salta cerca de 20 vezes mais que o comprimento do seu próprio corpo. Suas patas poderosas também o impulsionam para voar. Além de conseguirem saltar e fugir dos inimigos, o Criador lhes deu uma excelente camuflagem entre a vegetação verde e marrom que eles comem.

Existem mais de 12.000 espécies de gafanhotos no mundo. Menos de 20 delas podem se transformar em pragas chamadas gafanhotos migratórios. Isso acontece quando as condições são ideais para que os gafanhotos se multipliquem mais do que o normal e ponham ovos próximos uns dos outros. Quando as ninfas eclodem, se muitas delas estiverem juntas, o choque entre elas as transforma fisicamente. Elas se tornam mais sociáveis, mudam de cor e desenvolvem um apetite gigantesco, formando enormes enxames que podem destruir completamente as plantações, como aconteceu em nosso versículo de abertura.

Os gafanhotos migratórios nos lembram de um versículo em Êxodo 23:2 que nos diz para não seguirmos uma multidão — um grande grupo — para fazer o mal. Assim como os gafanhotos se transformam em pragas destrutivas por estarem juntos de muitos de sua própria espécie, pessoas, quando em um grande grupo, às vezes fazem coisas ruins que não fariam se estivessem sozinhas. A Bíblia, por um bom motivo, nos dá esse alerta para não seguirmos um grande grupo para fazer coisas erradas!

Compartilhar
Rolar para cima