Origem: Revista O Cristão – Os Pés

Pés Como os das Cervas

Para aqueles no mundo moderno, a expressão “pés como os das cervas” pode parecer um pouco antiquada. No entanto, um cervo é um veado, e a expressão nos lembra a capacidade do veado de saltar sobre muitos obstáculos em seu caminho. É bem sabido que, se os proprietários ou jardineiros desejam manter os veados fora de sua propriedade, eles têm que construir cercas altas, pois esses animais são capazes de pular cercas comuns com bastante facilidade. No entanto, o Senhor tem uma lição para nós ao mencionar os pés de cerva em Sua Palavra, e Ele menciona essa frase três vezes – 2 Samuel 22:34, Salmo 18:33 e Habacuque 3:19.

Em todos os três casos, a referência tem a ver com a capacidade do veado de superar obstáculos simplesmente saltando sobre eles. Davi estava acostumado a sérias dificuldades em sua vida antes de se tornar rei, e ele relata tudo isso em 2 Samuel 22, que é, palavra por palavra, o mesmo que o Salmo 18. Depois que o Senhor o livrou de todos os seus inimigos, Davi regozija-se quando olha para trás e vê como o Senhor o fortaleceu e o ajudou durante aqueles tempos difíceis. Nesse dois cânticos de louvor, Davi é também uma figura de Cristo num dia vindouro, quando Ele derrubará todos os Seus inimigos e governará em justiça sobre este mundo, no Milênio. Mais tarde, quando Habacuque escreveu, ele provavelmente estava familiarizado com os salmos de Davi, pois ele escreveu várias centenas de anos depois que Davi viveu. Por causa de seu pecado, Deus podia levantar os caldeus, “nação amarga e apressada” (Hc 1:6), mas apesar do julgamento de Deus, a promessa era que “o justo, pela sua fé, viverá” (Hc 2:4). Então os piedosos seriam capazes de confiar em Deus, apesar dos resultados do julgamento. Deus os capacitaria a ter “pés como os das cervas” e desfrutar da bênção dos lugares altos de Deus.

Elas superam obstáculos 

O veado não pode, é claro, saltar sobre todos os obstáculos em seu caminho; há algumas coisas que o impedem. No entanto, é capaz de saltar sobre um bom número de coisas, e especialmente quando está tentando fugir de predadores. Da mesma forma, o próprio Senhor nos encoraja, como Cristãos, a ter pés como “pés como os das cervas” e a superar as dificuldades da vida aqui abaixo. Quando salta sobre um obstáculo, o veado deve, é claro, descer do outro lado, mas em todas as três referências apontadas, o fiel é colocado em suas alturas e pode até andar nessas alturas. Você não precisa cair e chocar-se do outro lado!

Essa preciosa verdade é trazida ainda mais vividamente em foco quando consideramos a verdade no ministério do apóstolo Paulo, no Novo Testamento. O crente do Velho Testamento pode ter tido fé em Jeová, e em um dia vindouro os piedosos em Israel durante a grande tribulação também serão capazes de superar suas sérias dificuldades naquele dia. No entanto, nada disso se compara ao que temos como crentes hoje – um chamado celestial!

Lugares celestiais 

Efésios 2:4, 6 diz que “Deus nos ressuscitou juntamente com Ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus”. Essa é a nossa posição, mas então, somos exortados a tomar esse lugar aqui de forma prática, e viver no benefício que ele provê. Cristo é a nossa cabeça no céu, e a nossa casa é onde Ele está. Ele quer que vivamos acima das circunstâncias pelas quais estamos passando, enquanto, ao mesmo tempo, aprendemos com essas dificuldades as lições que Ele procura nos ensinar. Ainda não estamos corporalmente nos lugares celestiais, mas pela fé podemos desfrutar das coisas celestiais como se estivéssemos lá. O Espírito de Deus, que habita em todo verdadeiro crente, procura levar nossa mente e coração a Cristo em glória, e assim Paulo poderia dizer aos colossenses: “Se, pois, fostes ressuscitados com o Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde o Cristo está sentado à direita de Deus: tende a mente nas coisas que são de cima, não nas coisas que estão na Terra” (Cl 3:1-2 – JND).

Os “cuidados desta vida” nem sempre são fáceis de superar, pois alguns deles podem ser muito sérios e muito difíceis. Uma vez que o crente segue um Cristo rejeitado, ele não pode esperar um caminho fácil por este mundo. Mas nosso bendito Mestre trilhou o caminho antes de nós, e Ele quer nos dar aqueles “pés de cerva” para nos capacitar a nos elevar acima de tudo e desfrutar daquelas “alturas”, nos lugares celestiais, onde Cristo está. Cristo Se santificou a Si mesmo (Jo 17:19); Ele Se separou deste mundo e está agora ressuscitado e assentado à direita do Pai. Agora Ele nos chama também a sermos “santificados pela verdade” (Jo 17:19 – JND).

É um privilégio caminhar por este mundo com os “pés de cerva” e poder elevar-se acima de tudo o que está ao nosso redor, sejam quais forem as dificuldades do caminho ou as atrações deste mundo. A energia humana não pode fazê-lo; somente pela fé e com a energia do Espírito Santo podemos ter força para fazê-lo.

W. J. Prost

Compartilhar
Rolar para cima