Origem: Revista O Cristão – Ana, Mical, Abigail, Bate-Seba
Poder da Fé – O Cântico de Ana
É somente quando entramos no futuro que obtemos poder para caminhar com firmeza no caminho correto no presente. É o que está além da cena presente que deve tomar posse do coração e formar a base de nosso poder espiritual aqui neste mundo presente. E é maravilhoso o poder que isso dá, se o coração estiver nisso!
Há palavras quase iguais usadas no cântico de Ana como no de Maria em Lucas 1. Há a maior fraqueza humana possível em ambos os casos, mas também temos o que dá grande poder, que é fé. Devemos olhar para o que está diante de nós, se quisermos andar corretamente no presente. Aqueles que brilhavam dessa maneira geralmente eram aqueles que tinham uma grande apreensão dos propósitos de Deus para Seu povo. A fala de Ana é notável – uma fonte de louvor e inteligência. Isso traz toda a força dessa palavra: “O segredo do SENHOR é para os que O temem; e Ele lhes fará saber o Seu concerto” (Sl 25:14). A glória estava prestes a partir de Israel, mas no meio de tudo isso temos uma mulher de fé, e foi a fé dela mesma, pois nem a fé de Elcana nem a de Eli perceberam isso. A fé de Ana foi muito além de toda a ruína. Não foi apenas o nascimento de uma criança, mas Deus estava prestes a trazer uma libertação para Israel e, finalmente, para toda a criação de Deus. Quando ela diz: “Meu coração exulta no Senhor”, ela está fora de suas circunstâncias imediatas. As últimas notas de seu cântico abordam a extremidade do tempo e os propósitos de Deus em relação à criação.
A confirmação da promessa
É importante para nós não limitarmos nossos pensamentos pelas pequenas circunstâncias que nos cercam; Deus tem conselhos sobre a Igreja, o mundo e a criação, e podemos tomar essas coisas em espírito. Não há uma única promessa que Deus tenha feito em Sua Palavra que não seja nossa em Jesus Cristo. Cada promessa de Deus é nossa n’Ele. O que nos permite guardar a palavra de Sua paciência é a certeza de que todas essas coisas já são nossas. Não somos apenas como aqueles que esperam algo incerto; temos a confirmação da promessa na Pessoa do Senhor Jesus Cristo.
Pelo menos seis vezes Samuel é mencionado como aquele que estava na casa do Senhor, ministrando ali e crescendo lá. Quão poucos em Israel pensaram alguma coisa sobre Samuel então ou o conectaram com a destruição dos filisteus e com o estabelecimento do conselho de Deus! E quando Simeão tomou o Senhor Jesus em seus braços, quem relacionou o vindouro dia de glória com aquela pequena Criança? Fé apenas. O segredo do Senhor está com aqueles que O temem, e que maravilhoso segredo é esse! Podemos ficar desanimados se olharmos para as coisas ao nosso redor, mas observe a fé de Ana e Maria – corações transbordando em louvor e olhando para o fim dos tempos. Quaisquer que sejam as circunstâncias, temos Cristo à direita de Deus – a âncora da alma – e temos o segredo do Senhor, Seus pensamentos e conselhos. Não vamos nos limitar a nossas pequenas circunstâncias, mas lembre-se de que estamos ligados a todos os interesses do Senhor Jesus Cristo.
C. McAdam, Christian Truth , vol. 11