Origem: Revista O Cristão – Primogênito
O Primogênito
No mundo moderno, não damos muita atenção à ordem de nascimento nas famílias, mas na Palavra de Deus o primogênito é mencionado muitas vezes. O termo ocorre várias vezes no Velho Testamento, mas na versão Almeida Corrigida é mencionado apenas oito vezes no Novo Testamento. Em particular, o termo é usado várias vezes para se referir ao Senhor Jesus tanto no Velho quanto no Novo Testamento.
Embora o termo frequentemente se refira àquele que foi o primeiro na ordem de nascimento, em outros casos, e particularmente com referência ao Senhor Jesus, ele se refere ao lugar de proeminência, direitos preeminentes e posição. Encontramos esse significado sendo usado na família de Jacó no Velho Testamento, pois lemos: “Quanto aos filhos de Rúben, o primogênito de Israel (porque ele era o primogênito, mas, porque profanara a cama de seu pai, deu-se a sua primogenitura aos filhos de José, filho de Israel; para assim não ser contado na genealogia da primogenitura. Porque Judá foi poderoso entre seus irmãos, e dele provém o Príncipe; porém a primogenitura foi de José)” (1 Cr 5:1-2). Rúben foi o primogênito no tempo, mas ele perdeu isso por causa de seu pecado, e José obteve o primeiro lugar, ou direito de primogenitura.
O termo “primogênito” também foi usado da mesma forma entre as nações, pois o Senhor podia dizer a Faraó por meio de Moisés: “Israel é Meu filho, Meu primogênito” (Êx 4:22). Isso não significa que Israel foi o primeiro no tempo a se tornar uma nação, mas sim sua precedência sobre outras nações.
Com o Senhor Jesus, Ele não precisou remover ninguém para tomar o lugar de Primogênito, mas Ele foi chamado de Primogênito porque Ele era o Filho de Deus. Deus Pai O designou para o lugar mais elevado em todos os sentidos.
O Filho unigênito
Outros termos na Palavra de Deus a respeito do Senhor Jesus às vezes causam confusão, até mesmo na mente de verdadeiros crentes, e infelizmente, esses termos às vezes são interpretados erroneamente para diminuir a dignidade do Filho amado de Deus.
Em particular, o Senhor Jesus é chamado na Escritura de “o Filho Unigênito” (o Único gerado). O termo “gerar” é usado no Velho Testamento profeticamente a respeito do Senhor Jesus, pois Jeová podia dizer: “Tu és Meu Filho; hoje Te gerei” (Sl 2:7). No Novo Testamento, o termo “Unigênito” é usado (em referência ao Senhor) apenas no ministério de João, sendo mencionado cinco vezes. Quase todos os crentes memorizaram João 3:16, onde lemos que Deus “deu o Seu Filho unigênito”. Essa frase é usada em conexão com o Senhor Jesus vindo a este mundo e Se tornando Homem. Também é usada particularmente em conexão com a demonstração do amor de Deus a este mundo. É importante perceber, no entanto, que Ele era o Filho unigênito antes de ser dado. O termo é usado em conexão com Sua vinda a este mundo apenas para distinguir esse fato; ele nada tem a ver com Sua existência eterna como o Filho de Deus.
O Primogênito dos mortos
Da mesma forma, temos o termo (usado em Apocalipse 1:5) “o Primogênito dos mortos”. Aqui, ele se refere ao fato de que o Filho unigênito de Deus, tendo cumprido completamente a obra que o Pai lhe deu para fazer, agora ressuscitou dos mortos. Ele não foi o primeiro no tempo a ser trazido de volta dos mortos, pois isso já havia acontecido várias vezes antes, onde aqueles que estavam mortos neste mundo foram ressuscitados e trazidos de volta à vida aqui embaixo.
No entanto, aqui está Aquele que, no poder da Divindade, nunca viu corrupção, mas foi ressuscitado dos mortos como o Preeminente, acima de todos os outros. Ele deve ter o primeiro lugar: “para que em tudo tenha a preeminência” (Cl 1:18).
O Primogênito de toda a criação
Há três outras expressões na Palavra de Deus que se referem ao Senhor Jesus como o Primogênito, e todas elas aumentam nosso entendimento da Pessoa d’Aquele Bendito. A primeira é encontrada em Colossenses 1:15, onde o Senhor Jesus é referido como “o Primogênito de toda a criação”.
Ao ser chamado de “Primogênito de toda a criação”, o Senhor Jesus recebe o lugar de dignidade e liderança sobre toda a criação. Ele existia antes da criação, pois lemos também que “todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez” (Jo 1:3). Quando Ele entrou em Sua própria criação como Homem, Ele veio em toda a dignidade d’Aquele que havia feito tudo.
A preeminência de Cristo
Sua preeminência em toda a criação é ainda mais destacada por duas frases no versículo seguinte (Cl 1:16), pois ali lemos que “n’Ele foram criadas todas as coisas” e “tudo foi criado por Ele e para Ele”. Isso não é mera repetição. A palavra “n’Ele”, primeira frase, tem o pensamento de “em virtude d’Ele”, mostrando-nos que o Senhor Jesus criou todas as coisas em Seu próprio direito inerente como Deus. No entanto, Ele não agiu de maneira independente do Seu lugar na Divindade, de modo que, na segunda frase, a palavra “por” tem o pensamento de “por meio d’Ele”. Deus Filho é sempre Aquele que executa os propósitos e conselhos do Pai, e assim o Senhor Jesus é o Criador de todas as coisas. O ato da criação foi o da Divindade plena, mas o Senhor Jesus foi Aquele por meio do qual tudo foi executado. Todas as coisas foram criadas por meio d’Ele, mas todas as coisas também foram criadas para Sua glória. Que Objeto para nossa admiração e louvor é essa bendita Pessoa!
Primogênito dos mortos
A segunda expressão “Primogênito” aplicada ao Senhor Jesus é encontrada em Colossenses 1:18: “Primogênito dos mortos”. Mais uma vez, isso se refere ao Senhor Jesus em Sua preeminência, como tendo sido ressuscitado dentre os mortos. A verdade da ressurreição era bem conhecida no Velho Testamento, mas uma ressurreição de entre os mortos, enquanto outros eram deixados em seus túmulos, não era conhecida.
Mais do que isso, o Senhor Jesus foi ressuscitado dos mortos com um corpo glorificado, para nunca mais morrer. Havia no Velho Testamento aqueles que foram ressuscitados dos mortos, como o menino que foi trazido de volta à vida por Elias, ou o homem que reviveu quando seu corpo foi colocado na sepultura de Eliseu. No Novo Testamento, nosso próprio Senhor Jesus ressuscitou alguns dos mortos, como o filho da viúva de Naim e Lázaro. No entanto, todos esses foram ressuscitados para a vida neste mundo e, no final, tiveram que morrer novamente. Mas nosso Senhor Jesus foi ressuscitado com um corpo de glória – um corpo adequado a uma esfera celestial, não terrenal. Como tal, Ele é o Primogênito dentre os mortos e o padrão que será seguido por todos os santos celestiais. Na vinda do Senhor para Seus santos, os crentes do Velho e do Novo Testamento serão ressuscitados com corpos de glória, “para ser conforme o Seu corpo glorioso” (Fp 3:21). Nosso Senhor Jesus Cristo é de fato o Primogênito de entre os mortos e Aquele que já entrou no céu com um corpo de glória.
Primogênito entre muitos irmãos
Finalmente, temos aquela bela expressão, “Primogênito entre muitos irmãos” (Rm 8:29). Nos conselhos de Deus, Ele nos predestinou para sermos “conformes à imagem de Seu Filho”, para que Ele pudesse ser o Primogênito entre muitos irmãos. Nosso bendito Senhor Jesus Se tornou Homem, e Ele permanecerá Homem por toda a eternidade, a fim de desfrutar da sua companhia e da minha. Mas Deus propôs ter uma família no céu, onde cada um é perfeitamente semelhante a Seu Filho amado. Nesse sentido, quando o Senhor Jesus Se tornou um Homem e então, como vimos, ressuscitou de entre os mortos como um Homem, Ele Se tornou o Primogênito entre muitos irmãos. Isso significa que todos os que pertencem a Cristo serão perfeitamente semelhantes Àquele que é o Primogênito – o principal e distinto que foi adiante, e Aquele a Quem nos assemelharemos perfeitamente em um dia vindouro. Ele não Se envergonha de nos chamar de irmãos (Hb 2:11), pois Ele nos trouxe para esse relacionamento íntimo com Ele mesmo.