Origem: Mensagens do Amor de Deus – Uma Prisão Quente

Maravilhas da Criação de Deus – Um Peixe Enorme


“Tira o primeiro peixe que subir, e abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter (uma moeda) Mateus 17:27.

Do outro lado do Oceano Pacífico, o Rio Mekong atravessa os campos e colinas de cinco países, e é aqui que vive um peixe enorme, chamado pla buek, ou bagre-gigante-doMekong, conhecido também como peixe-gato-gigante. Na verdade, muito poucos desses peixes gigantes vivem atualmente, embora sejam criados em cativeiro para tentar aumentar sua população. Muitos deles também são vendidos para parques de pesca na Tailândia, onde são os favoritos dos pescadores esportivos.

O bagre-gigante adulto é um dos maiores peixes de água doce conhecidos no mundo. Ele cresce até quase três metros de comprimento e pesa entre 150 e 200 quilos em apenas seis anos. Há relatos de que pode chegar a 350 quilos, mas o maior exemplar já registrado foi uma fêmea com 293 quilos. Embora se pareça com uma pequena baleia, pertence à família dos bagres-tubarão. Sua pele lisa, de cor rosa-acinzentada, não possui escamas. O bagre-gigante adulto não tem barbilhões, que são apêndices carnudos semelhantes a bigodes, localizados perto da boca ou do nariz do peixe. Os barbilhões são usados pelos peixes para encontrar alimento em ambientes turvos, por isso a maioria dos bagres os possui. Os filhotes de bagre-gigante se alimentam de zooplâncton, pequenos animais que vivem na água. Após completarem um ano de idade, os bagres-gigantes não têm dentes e se alimentam apenas de algas e plantas. Por ser talvez o peixe mais ameaçado de extinção do mundo, sua pesca em seu habitat natural é ilegal, embora, infelizmente, muitas pessoas ainda o pratiquem.

Para capturar um desses peixes antigamente, os nativos viajavam juntos num grupo de grandes canoas. Estendiam uma enorme rede entre duas canoas, começando em uma margem, com outra rede entre mais duas canoas próximas e mais uma ou duas redes e canoas, se necessário, até que as redes se estendessem por todo o rio até a margem oposta. As canoas então desciam lentamente rio abaixo. Uma rede era a única maneira de capturar um desses monstros na natureza, já que as linhas de pesca se romperiam imediatamente. Se conseguissem pegar um, renderia muitas refeições deliciosas para várias famílias. Um pescador também poderia vendê-lo para restaurantes, pois isso lhe renderia mais dinheiro do que ganharia em um ano inteiro.

O Senhor Jesus, que providenciou para que um peixe trouxesse uma quantia em dinheiro a Pedro, como narrado no versículo de abertura, conhece todos os peixes do mundo. Ele é o Criador deles e os colocou nas águas para servir aos Seus propósitos. Ele sabe tudo sobre você e Se importa com você também. Jó disse: “Ou não vê Ele os meus caminhos, e não conta todos os meus passos?” (Jó 31:4). Isso é um conforto para nós se O conhecemos como nosso Salvador. Se você ainda não O conhece, pode vir a Ele agora mesmo.

Compartilhar
Rolar para cima