Origem: Mensagens do Amor de Deus – Uma Prisão Quente
A Minimoto Nova
Quando meu filho Cristóvão tinha 14 anos, ele juntou dinheiro suficiente para comprar uma minimoto nova. Ele gostava de andar nela e sempre me perguntava se eu gostaria de experimentar. Eu não estava muito animada com a ideia, mas um dia de verão havia cerca de uma dúzia de jovens em casa, todos se revezando para andar na minimoto. Cristóvão insistiu: “Vamos lá, mãe. Dá uma voltinha você também.” E eu aceitei.
Eu estava acostumada a andar de bicicleta. O freio da minha bicicleta era uma alavanca bem no guidão, então quando eu apertava com força, a bicicleta parava rapidamente. Mas a minimoto era completamente diferente — na verdade, era exatamente o oposto. Bem no guidão ficava a alavanca que controlava o acelerador, então quando você apertava essa alavanca, você ia mais rápido em vez de parar.
Sem saber disso, montei na minimoto. Enquanto fiquei na entrada da garagem, tudo correu bem, mas quando comecei a atravessar o campo, as coisas ficaram bem mais complicadas. Fiquei com medo e, automaticamente, apertei o que seria o freio da minha bicicleta. A minimoto acelerou e começou a voar sobre pedras grandes, atropelando mudas de árvores, descendo pequenas colinas e passando por cima de buracos. Quanto mais rápido eu ia, mais forte eu apertava; quanto mais forte apertava, mais rápido eu ia!
Os jovens que me observavam estavam rindo às minhas custas. Eu comecei a ponderar a situação. Você não pode pilotar uma minimoto da mesma forma que anda numa bicicleta. É assim na vida também. Quando nos tornamos Cristãos, nossa vida muda. Ao perceber a mudança que precisava fazer na forma como pilotava a minimoto, soltei o acelerador… e gradualmente parei. Precisamos também soltar o controle de nossa vida e deixar Deus controlá-la.
Colossenses 3:9-10 nos diz que, quando nos tornamos Cristãos, ao aceitar o Senhor Jesus como nosso Salvador, “já vos despistes do velho homem com os seus feitos, E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou”.
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Coríntios 5:17). Só podemos viver essa nova vida crendo no que Deus diz sobre nós e para nós, não nos esforçando mais para sermos bons.
