Origem: Revista O Cristão – A Origem e as Atividades de Satanás

Qual é a Origem de Satanás?

A luz mais completa sobre esse misterioso assunto nos é apresentada em linguagem altamente simbólica em Ezequiel 28, onde lemos sobre o Príncipe de Tiro e o Rei de Tiro, sendo este último, de forma muito clara, uma descrição de Satanás, e o primeiro seu substituto humano. Satanás sempre busca expressão por meio de agentes humanos, daí a conexão entre o Príncipe de Tiro e o Rei de Tiro neste capítulo.

Então encontramos o Príncipe de Tiro usando uma linguagem bastante extravagante e blasfema. Isso é visto na repreensão administrada a ele: “Porquanto o teu coração se elevou, e disseste: Eu sou um deus, na cadeira de Deus me assento, no meio dos mares; todavia tu és homem, e não Deus, embora pusesses o teu coração como o coração de Deus” (Ez 28:2 – TB). Isso é o que Satanás visava, ser Deus e sentar-se no lugar do poder supremo, e é isso que seu substituto humano visa.

O Príncipe de Tiro era claramente um homem, mas, quando chegamos à descrição da origem do Rei de Tiro, só podemos chegar à conclusão de que ela descreve a origem do próprio Satanás.

“Tu és o aferidor da medida [o que selaste a medida da perfeição – JND], cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estavas no Éden, jardim de Deus; toda pedra preciosa era a tua cobertura: a sardônia, o topázio, o diamante, a turquesa, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo, a esmeralda e o ouro; a obra dos teus tambores e dos teus pífaros estava em ti; no dia em que foste criado, foram preparados” (Ez 28:12-13).

Essa é uma descrição altamente simbólica de uma criação de maravilhoso poder e beleza. Tambores (tamborins) e pífaros (flautas) – instrumentos musicais comumente usados no Oriente em casamentos e festas – mostram que essa criatura foi criada para proferir os louvores de Deus. Observe também como as pedras preciosas são mais ou menos idênticas às gemas que brilhavam no peitoral do sumo sacerdote (Êx 28:17-21).

Então nos é dito que ele era o querubim ungido para proteger (cobrir – ACF), uma palavra usada para os querubins que cobrem o propiciatório. Ele andava sobre o monte santo de Deus. Ele era perfeito em todos os seus caminhos até que a iniquidade foi encontrada nele. “Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante de reis te pus, para que olhem para ti” (Ez 28:17).

Poderia ser essa uma descrição de alguma outra coisa que não seja a queda de Satanás? Ele era evidentemente a criatura mais elevada que Deus em Sua sabedoria criou. Ai! O orgulho foi sua ruína, e o orgulho é designado na Escritura como “a condenação do diabo” (1 Tm 3:6).

Isso, então, acreditamos ser a revelação da Escritura para nós sobre a origem de Satanás e sua queda. Os detalhes são poucos e escassos, mas o que sabemos é muito impressionante e causador de espanto. Uma criação de Deus tão maravilhosa cair de sua alta posição, levando consigo uma poderosa hoste de anjos, é algo terrível de se contemplar.

J. Pollock (adaptado)

Compartilhar
Rolar para cima