Origem: Revista O Cristão – Sangue e Água

O que é Regeneração?

A palavra “regeneração” é frequentemente usada quando “nascer de novo” é mencionado, mas um exame cuidadoso do assunto mostrará que este é um uso incorreto da palavra. Elas não são a mesma palavra no grego, da mesma forma que não são a mesma palavra no português.

Novo Nascimento 

O novo nascimento é aquele ato soberano do Espírito de Deus produzindo uma nova vida em uma alma que está morta – morta em pecados. É obviamente impossível para uma pessoa morta fazer qualquer coisa; se alguma coisa for feita, deve ser feita por outro. Portanto, lemos em Tiago: “Segundo a Sua vontade, Ele nos gerou pela Palavra da verdade” (Tg 1:18). Em João 3, é mencionado o nascer da água (a Palavra) e do Espírito; assim também em 1 Pedro 1:23, nos é dito que nascemos de novo pela Palavra de Deus. Então, o novo nascimento é o ato do Espírito de Deus usando a Palavra de Deus para produzir uma vida inteiramente nova.

Regeneração 

A regeneração, no entanto, é mencionada apenas duas vezes na Escritura: em Mateus 19:28 e em Tito 3:5. Em nenhum dos casos o novo nascimento é o que está sendo tratado, mas sim uma completa mudança de condição.

Em Mateus, diz: “quando, na regeneração, o Filho do Homem Se assentar no trono da Sua glória”. Podemos perguntar: “Quando isso acontecerá?” Mateus 25:31-32 esclarece: “E, quando o Filho do Homem vier em Sua glória, e todos os santos anjos, com Ele, então, Se assentará no trono da Sua glória, e todas as nações serão reunidas diante d’Ele”. Esta é claramente uma cena terrenal, pois não haverá nações no céu; é o tempo em que o Filho do Homem estabelecerá Seu trono na Terra – o Milênio.

Assim, vemos que “a regeneração” é o dia glorioso do Filho do Homem na Terra – aqueles dias preditos em todas as profecias do Velho Testamento. Satanás terá sido preso, as forças do mal serão destruídas e “a Terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar” (Is 11:9). Nossa pobre mente, que está tão acostumada com a condição das coisas neste mundo contaminado pelo pecado e sofrimento, não pode compreender a grande mudança que será introduzida pelo Filho do Homem em Seu dia; essa nova cena é chamada de “regeneração”. Será verdadeiramente uma nova condição para toda a criação.

A Lavagem da Regeneração 

Agora vamos examinar o outro lugar onde a palavra “regeneração” é encontrada: “Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a Sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, que abundantemente Ele derramou sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador” (Tt 3:5-6).

Primeiro nos é dito que Ele nos salvou, não por causa de nossas obras, mas de acordo com Sua misericórdia, e por meio da lavagem da regeneração. Aquele que é salvo nasceu um pecador e longe de Deus; então aquela natureza má deu seu próprio fruto, mas Deus entrou em cena e trouxe uma mudança completa. Aquele que estava no reino das trevas foi transportado para o reino do Filho do Seu amor. Deus não está satisfeito apenas por ter alguém salvo do inferno; Ele o traz para uma esfera totalmente nova. Ele não nos deixou onde estávamos, nem como éramos. Isso é mais do que “nascer de novo”, que é a comunicação da vida; é toda a nova ordem de coisas para a qual fomos trazidos, mas, é claro, uma nova vida foi necessária para isso.

Batismo 

O batismo é o sinal externo desta grande mudança, ou símbolo. Nós fomos batizados na morte de Cristo (Romanos 6), e agora devemos andar em novidade de vida. O batismo é na morte, mas depois há a manifestação da vida – uma nova vida. Devemos temer de que a verdadeira importância do batismo seja frequentemente perdida de vista, pois não é um símbolo sem sentido. Para sermos tirados daquilo em que éramos mantidos, a morte era necessária – a morte de Cristo, também a ressurreição – a ressurreição de Cristo. O batismo Cristão foi instituído para manifestar esta grande verdade; não que o batismo salvou ou salvará alguém, mas ele tem um significado especial para nós que não deve ser menosprezado.

Uma Nova Posição 

Em 1 Pedro 3 somos lembrados de que o mundo nos dias de Noé pereceu, mas “oito pessoas, foram salvos, através [não pela] da água” (vs. 20 – ARA). A arca era uma figura daquilo que salva a alma, até mesmo da morte do Senhor Jesus Cristo. Ele suportou toda a tempestade e julgamento, de modo que todos os que se refugiam n’Ele são salvos pela Sua morte e, claro, Sua ressurreição. Então o Espírito de Deus por Pedro continua dizendo que “a qual, figurando o batismo, agora também vos salva”. O batismo é uma figura daquilo que agora salva; é a figura da morte de Cristo. O batismo não salva, mas é o símbolo daquilo que salva, “por meio da ressurreição de Jesus Cristo; O qual, depois de ir para o céu, está à destra de Deus” (v. 21-22).

E onde a arca que salvou aquelas “oito almas” as deixou? Não na velha cena de corrupção e violência, mas em uma Terra limpa. Tudo isso era apenas uma figura, pois a Terra limpa foi logo estragada, mas agora, se alguém está “em Cristo”, ele é uma nova criação onde que todas as coisas são de Deus. Que lugar abençoado para o qual fomos trazidos! Nós somos trazidos não por meio de nossas obras, mas pela morte e ressurreição d’Aquele que está agora no céu. Aqueles que são trazidos a Deus devem ter conformidade moral Consigo mesmo.

Pureza Prática 

Em Tito 2:13-14, diz: “Nosso Salvador Cristo Jesus, O qual a Si mesmo Se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para Si mesmo, um povo exclusivamente Seu, zeloso de boas obras”. Não diz que Ele Se entregou por nós para nos libertar da sepultura, mas para que pudesse ter um povo que fosse adequado a Si mesmo. Alguém uma vez disse: “Deus nos salvou, purificando-nos; Ele não podia fazer de outra forma. Para ter um relacionamento Consigo mesmo, deve haver pureza prática”.

Isto é a “lavagem da regeneração”. É a limpeza que nos leva a um estado em que tudo é novo, tudo de Deus. “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura (criação – TB) é as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Co 5:17).

Se “a regeneração” é aquele novo estado de bem-aventurança que será introduzido pelo Filho do Homem, o Cristão de hoje já está nesse estado moralmente. Ele não precisa esperar que “a regeneração” seja trazida a uma condição e esfera de conformidade com a mente de Deus.

O Milênio 

Há um pensamento um pouco semelhante no que é dito sobre o dia que está chegando. Lemos que o Milênio será o tempo do esplendor do “Sol da justiça” (Ml 4:2); será o dia glorioso da Terra. Agora a Terra está envolta em trevas morais; é noite aqui (embora A noite é passada, e o dia é chegado”), mas o Cristão tem que esperar que o dia chegue? Não, ele já está lá; “nós não somos da noite nem das trevas” (1 Ts 5:5), pois já somos do dia que virá (v. 8). Enquanto vivemos sobre a Terra que é velada pela noite, somos da luz (Ef 5:8) e pertencemos ao dia que logo amanhecerá.

Assim fomos salvos, lavados e já somos da regeneração, até mesmo de uma maneira melhor. Deus nos fez limpos e novos, antes que o dia da regeneração amanheça sobre a Terra. Quão abençoado é o nosso lugar agora! Que possamos entrar mais nisso pela fé, e assim vamos manifestá-lo mais diante do mundo que ainda está deitado nas trevas (Rm 13:12-13).

Renovação do Espírito Santo 

Outra coisa que é adicionada em Tito 3:5 é a “renovação do Espírito Santo”. Isto é diferente do que é encontrado no versículo 6: “que abundantemente Ele derramou sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador” – o bendito fato do selo do Espírito Santo. Sim, todo aquele que é salvo também tem o Espírito de Deus habitando nele, mas ainda há mais. Este bendito Hóspede celestial não é apenas o selo do que nós temos e o penhor do que ainda teremos, mas Ele também é a energia e poder de tudo na nova criação. Ele nos mantém pelo Seu poder em tudo aquilo a que fomos trazidos. Não há, e nunca pode haver, nenhuma falta, pois somos mantidos pela força total de Deus – o Espírito Santo – a “renovação do Espírito Santo”. Sua obra é contínua, e lemos: “há de receber do que é Meu e vo-lo há de anunciar”, “Ele vos guiará em toda a verdade”, “vos anunciará o que há de vir”, “mesmo Espírito intercede por nós” (Jo 16:13-15; Rm 8:26).

P. Wilson (adaptado)

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