Origem: Revista O Cristão – Restituição
O Que Você Procuraria em um Homem que Diz Que Se Arrependeu?
Eu deveria esperar que ele produzisse “frutos dignos de arrependimento”. É inútil para alguém dizer que se arrepende de seus pecados enquanto continua neles. Um homem que está genuinamente arrependido não apenas confessa seus pecados, mas os deixa (Pv 28:13).
Entre outros sinais de verdadeiro arrependimento, observaremos a disposição de fazer restituição a qualquer um que tenha sido injustiçado.
Vemos isso no caso de Onésimo. Ele havia prejudicado seu senhor, Filemom, fugindo. Após sua conversão, ele procura fazer uma compensação, na medida do possível, voltando para seu senhor. Em Zaqueu, temos outro exemplo disso. Quando o Senhor Jesus respondeu tão graciosamente a ele quanto ao seu desejo de vê-Lo e trouxe salvação para sua casa, Zaqueu disse: “se em alguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado” (Lc 19:8). Esse é um caso de produzir frutos dignos de arrependimento.
Existe alguém que você prejudicou? Alguém a quem você defraudou há muitos anos cuja desonestidade nunca foi descoberta desde aquele dia até hoje? Alguém que você prejudicou com sua língua, danificado seu caráter por calúnias e fofocas? Existe tal pessoa? Não me diga que você está arrependido, a menos que esteja disposto a fazer o que puder para corrigir o erro.
Uma senhora que se converteu em uma de nossas reuniões havia trabalhado, em sua juventude, em uma loja de tecidos. Ela havia comprado um chapéu novo e precisava de uma fita para enfeitá-lo. Não tendo o dinheiro necessário, ela ficou tentada a pegar um tanto que precisava da loja de seu empregador. Ninguém ficou sabendo, ninguém sentiu falta do pedaço da fita.
Quando aquela senhora se converteu, a circunstância voltou à sua mente. Pegando a caneta, ela escreveu para a encarregada da loja mais ou menos assim:
“Prezada ___: Quando trabalhei nessa loja de tecidos, lamento dizer que roubei um pedaço de fita rosa. Agora sou Cristã, pela graça de Deus, por isso anexo o pagamento em selos e peço que aceite esta expressão do meu sincero arrependimento”.
Esse é o tipo de coisa que esperamos ver quando alguém professa arrependimento.