Origem: Revista O Cristão – Ovelhas e Cordeiros

Quem São as Ovelhas de Cristo?

“As Minhas ovelhas ouvem a Minha voz, e Eu conheço-as, e elas Me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará das Minhas mãos” (Jo 10:27-28).

Quando o Senhor Jesus falou essas palavras, havia pessoas religiosas por toda parte, mas elas eram ovelhas de Cristo? Essa era a pergunta mais importante. Havia “o mercenário” também e “o ladrão”“o estranho” e “o lobo”, mas oh, quão diferentes eles eram do bom Pastor! Não devemos esquecer que ainda há muitas ovelhas ao nosso redor que são muito queridas ao coração de Jesus. Ele chama Suas ovelhas de “as Suas ovelhas”. Ele disse: “O bom Pastor dá a Sua vida pelas ovelhas”. Que amor surpreendente!

Uma característica das ovelhas de Cristo é que elas ouvem Sua voz. Não importa quem possa ser o instrumento, a questão com eles é: Essa é a voz de Cristo? “Elas não conhecem a voz de estranhos”, mas conhecem bem a voz do Pastor. Quando Paulo foi a Tessalônica, eles receberam seu testemunho porque era a verdade de Deus. Eles não estavam ocupados com o servo, mas com a mensagem que ele trouxe. Nela ouviram a voz do bom Pastor, que deu a Sua vida pelas ovelhas. Eles, portanto, “dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir ao Deus vivo e verdadeiro e esperar dos céus a Seu Filho, a Quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura” (1 Ts 1:9-10).

Quando Paulo foi aos cidadãos requintados de Corinto, ele não usou “palavras persuasivas de sabedoria humana”. “Porque”, disse ele, “nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo e Este crucificado” (1 Co 2:2). Assim, eles ouviram a voz de Jesus, o bom Pastor, por meio de Paulo.

A pergunta é: O que o Senhor Jesus, que está assentado à direita de Deus nos céus, está dizendo agora? Se Ele estivesse falando agora em voz audível, não seria, “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a Minha Palavra, e crê n’Aquele que Me enviou tem a vida eterna”? (Jo 5:24). O crente olha para o céu, ouve Sua Palavra e recebe Seu testemunho. Muitos conhecem o caminho da salvação, mas não receberam a Cristo como seu Salvador. “Mas vós não credes”, disse Jesus, “porque não sois das Minhas ovelhas” (Jo 10:26).

Cristo conhece Suas ovelhas, e o conhecimento é mútuo. “Ele conhece os que confiam n’Ele” (Na 1:7). Muitos professos virão naquele dia, dizendo: “Não profetizamos nós em Teu nome?” Mas Jesus lhes dirá: “Nunca vos conheci; apartai-vos de Mim”. Eles nunca tiveram nenhum conhecimento de Cristo, nunca foram Suas ovelhas.

Outra característica das ovelhas de Cristo é que elas seguem a Cristo. Isso não é seguir credos ou ordenanças, mas Cristo. Não é seguir homens, por mais piedosos que sejam, mas apenas na medida em que eles estejam seguindo a Cristo. Satanás odeia isso e tenta impedir, mas Cristo nos deixou um exemplo para que sigamos Seus passos. Somos mantidos aqui para seguir a Cristo e por nenhum outro objetivo além desse. Isso marca as ovelhas de Cristo. Estamos examinando as Escrituras para descobrir Seus passos, para que possamos segui-Lo? Estamos nós, por honra e desonra, buscando somente agradá-Lo? A Escritura não diz que “devemos seguir” a Cristo, mas que “seguimos” a Cristo. Isso nos manifesta como ovelhas de Cristo.

Observe a segurança das ovelhas de Cristo 

Primeiro, elas têm vida eterna. “Dou-lhes a vida eterna”. “O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 6:23). A vida eterna, então, vem até nós na forma de dom. Não é vida por um dia ou um ano, mas para sempre – vida eterna. Sua vida está escondida com Cristo em Deus. Cristo é a nossa vida. Cristo é o Doador; o pecador é o receptor. “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece” (Jo 3:36).

Segundo: “Nunca hão de perecer”. Que descanso e paz perfeitos isso dá à alma! Ele que prometeu é Fiel; não pode negar a Si mesmo. O verdadeiro crente não precisa ter receio quanto ao futuro. Aquele que é Onipotente quanto ao poder e perfeito em amor disse, “nunca hão de perecer”. Observe que isso é absoluto e incondicional: “nunca hão de perecer”. O que mais podemos necessitar para nos dar descanso perfeito de alma?

Terceiro, “e ninguém as arrebatará das Minhas mãos”. Isso nos mostra que nenhum poder será capaz de nos separar da proteção de Cristo. Que segurança perfeita isso dá! Certamente é um cordão de três dobras que nunca pode ser quebrado.

Nem todos os queridos filhos de Deus entram no gozo dessas preciosas realidades. Eles leem livros de homens e abraçam as opiniões dos homens, em vez de ir apenas à Escritura em busca da mente de Deus e descansar em Suas preciosas palavras sobre Jesus, que nunca podem passar.

H. H. Snell, The Evangelist, Vol. 1, 1867 (adaptado)

Compartilhar
Rolar para cima