Origem: Revista O Cristão – A Páscoa, o Mar Vermelho e o Jordão
Redenção
“Redenção” é uma palavra ampla e bendita no Novo Testamento e também no Velho Testamento. A redenção retira o remido de uma posição e condição e o leva a outra.
O assunto de Êxodo é a redenção. No capítulo 3, encontramos o Deus bendito que desceu na sarça ardente e disse a Moisés: Eu “desci para livrá-lo”. “Tenho visto atentamente… e tenho ouvido” e “desci”. Vá para o final do livro, capítulo 40 e versículo 33. Ali temos Deus habitando no meio de Seu povo redimido, colocando Sua habitação entre eles.
O sangue
Em Êxodo 12, temos a maneira pela qual Ele fez isso. A primeira coisa foi proteger aquele povo do juízo. Isso só poderia ser feito pelo sangue do cordeiro. A primeira coisa que Deus dá à alma a conhecer, quando realmente exercitada, é a segurança contra o julgamento sob o sangue de Cristo, mas não devemos parar por aí. Em Efésios 1, falando de Cristo como o Amado, a Palavra diz: “Em Quem temos a redenção” (v. 7). Qual a extensão disso? “A remissão das ofensas”. Agora leia o capítulo 2, versículos 12-13: “Estáveis sem Cristo… e sem Deus no mundo”. “Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto”. A redenção que temos em Cristo por meio de Seu sangue traz com ela o perdão dos pecados de acordo com as riquezas de Sua graça. Dá outra coisa também; isso me tira da antiga condição e me dá um novo lugar de proximidade com o próprio Deus. Portanto, não deixaremos de estar protegidos contra o julgamento.
O sangue nas ombreiras e na verga da porta indicava que a morte havia entrado. Indicava que o golpe havia caído sobre uma vítima – uma vida havia sido dada. Há quem tenha fé no Senhor Jesus que não sabe muito sobre o sangue – sobre ser coberto.
Os redimidos perto do Redentor
“Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano”. Para quem foi esse dia o começo dos meses? Foi para os redimidos de Israel – ninguém mais sabia nada sobre isso em todo o mundo. Foi um dia particular – o dia da redenção.
No capítulo 3, Deus desceu, e o que O trouxe aqui abaixo foi a escravidão, a miséria, os gemidos e a opressão de Seu povo. Lá, ele aparece no meio da sarça ardente. “Bradou Deus a ele (Moisés) do meio da sarça e disse”. A título de comparação, observe o primeiro versículo de Levítico. “E chamou o SENHOR a Moisés e falou com ele da tenda da congregação”. Que contraste! Isso dá o caráter a esses dois livros. Deus desce para libertar; depois que Ele liberta, Ele estabelece Sua habitação no meio de Seu povo. No meio daquela habitação, Ele aparece e diz a eles como se aproximar d’Ele.
O assunto de Êxodo é redenção; o assunto de Levítico é o redimido se aproximando de Deus, o Redentor. Há mais ordem na Palavra de Deus do que muitos imaginam. Não é trazida junta aleatoriamente.
Números nos dá a jornada no deserto. É um povo redimido, e eles não estão no Egito nem em Canaã, mas no deserto, em jornada à Canaã.
Deuteronômio corresponde ao tribunal de Cristo. Aprendemos todo o caminho que Deus nos levou desde que nos tirou do Egito. Para os israelitas, deve ter sido muito humilhante, pois Moisés chamou sua atenção para todos os seus caminhos. Porém, ao humilhá-los, magnificou a graça e a bondade de Deus, e é isso que nosso Deuteronômio também fará.
