Origem: Revista O Cristão – O Relacionamento Noiva-Noivo

A Esperança do Crente

Romanos 5:1-2 

“Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo; pelo Qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus”.

Quanto ao nosso passado, temos paz com Deus. Todo o nosso passado foi tratado na cruz e, como resultado, temos paz perfeita e ininterrupta com Deus.

Quanto ao nosso presente, Jesus Cristo abriu para nós o acesso à bendita presença de Deus na luz da manhã sem nuvens de Seu favor.

Quanto ao nosso futuro, “nos gloriamos na esperança da glória de Deus”. Sim, nosso bendito Senhor e Salvador é a nossa Cabeça em glória e prometeu: “Vou preparar-vos lugar. E, se Eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para Mim mesmo, para que, onde Eu estiver, estejais vós também” (Jo 14:2-3). Ele logo voltará para cumprir Sua bendita promessa.

O mundo com todas as suas vaidades, a concupiscência dos olhos, a concupiscência da carne e a soberba da vida, um dia se transformará em pó e cinzas no fogo do justo julgamento de Deus. Mas muito antes desse terrível dia chegar, nosso Salvador virá para nós, a Quem esperamos vindo do céu, onde está nossa cidadania. Em Sua vivificadora Palavra de ordem, Seus santos que dormem de todas as eras surgirão do pó de seus túmulos em corpos gloriosos, num momento – num piscar de olhos. No mesmo momento, esses nossos corruptíveis “corpos de humilhação” serão transformados à semelhança de Seu próprio corpo glorioso, e Ele nos conduzirá às mansões na casa de Seu Pai. “Eis-Me aqui a Mim e aos filhos que Deus Me deu” (Hb 2:13).

Seu grande e novo nome, aquele nome ao qual todo joelho se dobrará, então, no esplendor de Sua glória, estará escrito na testa de Seus servos. E quando o dia aparecer, quando o Senhor fizer deles o Seu “particular tesouro” (Ml 3:17), toda lágrima derramada por Sua causa então brilhará como um diamante na luz do resplendor de Seu rosto, “quando vier para ser glorificado nos Seus santos e para Se fazer admirável, naquele Dia, em todos os que crêem” (2 Ts 1:10). Então as inúmeras hostes de Seus santos refletirão adequadamente Sua beleza, como as gotas de orvalho no campo ao nascer do Sol, como tesouros preciosos, em cores variadas que refletem a glória da órbita celestial.

E o que permite que essas minúsculas gotas de orvalho reflitam a luz daquela esfera gloriosa, cujo esplendor cega o olho humano? Não é porque essas pequenas gotas são livres de misturas terrenas? Elas vêm do céu e, portanto, são capazes de refletir a glória celestial. Assim será com os santos, os servos do Senhor, quando eles aparecerem com Ele em glória, cada um “revestidos da nossa habitação, que é do céu”, em corpos glorificados – a vestimenta da glória, “o uniforme de gala” por assim dizer, dos servos e soldados de Cristo. Então, não haverá mais impedimentos em seus corpos, nem misturas terrestres ou carnais, nem a invasão de vanglória em nosso pobre e pequeno serviço, para impedir que reflitamos Suas glórias! Oh, que reflexo radiante de Sua glória e beleza os Seus servos serão! Quão diferente do que somos agora! Quisera Deus que fossemos mais como gotas de orvalho agora – pequenas, puras e vazias, isto é, sem mistura! Que diferentes luzes deveríamos ser então, no meio de uma geração corrupta e perversa!

Que possamos aprender, no poder de um Espírito não entristecido, a nos regozijar mais verdadeiramente “na esperança da glória de Deus”.

Assim, temos paz, graça e esperança, expressando o passado, o presente e o futuro do crente: Quanto ao passado, paz ininterrupta com Deus, quanto ao presente, a luz da manhã sem nuvens de Seu favor e quanto ao futuro, a esperança que nunca nos desapontará da glória de Deus. Que essa paz calma e segura, aquela graça bendita e que estabelece, e aquela esperança animadora brilhe mais e mais em nossa caminhada e vida diária!

Bible Treasury, vol. 15, p. 295

Compartilhar
Rolar para cima