Origem: Revista O Cristão – O Relacionamento Noiva-Noivo

Eu Sou do Meu Amado

Cantares de Salomão 

Este cântico começa com a noiva em uma posição e condição adequadas para que esteja para sempre na presença de seu Noivo (Cl 1:12-13). O pecado não é mencionado. Ele foi colocado tão longe quanto o Oriente está do Ocidente, para não ser mais lembrado por Deus. Isso não afeta mais a consciência da noiva ou atrapalha sua alegria. Mais tarde, leremos sobre a correção e o arrependimento, mas somente por causa da fraqueza e da frieza – não do pecado grosseiro. O Noivo encontra Seu deleite em Seu povo, Sua noiva, a quem Ele redimiu ao custo de Sua vida.

Ela O ama por Seu amor e Seu sacrifício por ela. Ela custou a Ele tudo o que tinha como Homem (Mt 13:46). Ele colocou Seu amor sobre ela e provou Seu amor por ela (na cruz), antes que ela se tornasse Sua.

Enquanto ela O ama, há algo faltando em seu entendimento e desfrute do Seu amor, algo que ela não tomou para si. Para aprender, ela deve passar pelas experiências do deserto. Este crescimento na inteligência espiritual vem quando o Espírito Santo abre para ela esta verdade abençoada passo a passo.

É algo bendito o ver a atividade de Deus, que age pelo Espírito Santo, para levar adiante a comunhão entre o Noivo e a noiva. A comunhão e instrução dos dois primeiros capítulos levam a noiva a perceber que o seu Amado pertence a ela, mas também que ela é d’Ele. Bendita verdade. Ela exclama: “O meu Amado é meu, e eu sou d’Ele: Ele apascenta o Seu rebanho entre os lírios” (Ct 2:16). Alcançar esse primeiro marco em seu crescimento espiritual dá gozo ao seu coração, mas isso não a satisfaz completamente. É preciso mais experiência e inteligência espiritual para atrair ainda mais sua alma e abrir para o coração dela o lugar de descanso que ela tanto deseja – em Seu seio.

Depois de mais comunhão e lições aprendidas pela experiência, ela reflete: “Eu sou do meu Amado, e o meu Amado é meu: Ele apascenta o Seu rebanho entre os lírios” (Ct 6:3). Ela começa a perceber que o amor do Noivo por ela é mais importante do que seu amor por Ele. Tendo aprendido isso, ela menciona que ela é d’Ele antes de afirmar que Ele é dela. Ela alcançou um segundo marco em seu crescimento espiritual.

Finalmente, ela descobre que o amor de seu Noivo para ela não é apenas maior do que o dela, é tudo. “Eu sou do meu Amado, e Ele me tem afeição” (Ct 7:10). Agora a noiva desapareceu em Seu amor. O Seu amor é tudo. Ela alcançou um terceiro, e mais elevado, marco.

A medida que se aproximam do fim do noivado [quando o Senhor vier], Ele possui tudo nela e Seus desejos estão completamente nela (Ct 7:10). Em plena comunhão, ela diz: “Levantemo-nos de manhã para ir às vinhas [o lugar de gozo], vejamos se florescem as vides, se se abre a flor, se já brotam as romeiras [uma figura da Igreja]; ali Te darei o meu grande amor. As mandrágoras dão cheiro, e às nossas portas há toda sorte de excelentes frutos, novos e velhos; ó Amado meu, eu os guardei para Ti” (vs. 12-13). Este jardim, que ela havia plantado para seu Amado, agora amadureceu.

O Cântico termina com o apelo: “Vem depressa, amado meu, e faze-te semelhante ao gamo [gazela] ou ao filho dos corços sobre os montes dos aromas”. O Apocalipse termina com o Noivo dizendo: “Eu soua resplandecente Estrela da manhã”. O Espírito e a noiva se unem em espírito com Ele, pois eles dizem: “Vem”. E todos os que ouvem são convidados a dizer: “Vem”. O Noivo conclui: “Certamente, cedo venho”, e a noiva responde: “Amém. Ora, vem, Senhor Jesus!”

O céu é nosso lar. Em breve estaremos lá com nosso Noivo na casa do Pai. Nós, como a noiva em Cantares de Salomão, temos crescido com nosso coração pronto para seguir nosso Noivo em tudo? Que o Senhor exercite nosso coração para estar pronto em todos os sentidos da palavra para dizer com todo o coração: “Ora vem, Senhor Jesus”.

The Bridegroom’s Song of Songs

C. E. Lunden

Compartilhar
Rolar para cima