Origem: Revista O Cristão – Os Olhos
A Revelação à Noite
A história da revelação à noite ao menino Samuel sempre atraiu de forma tocante os leitores devotos da Santa Escritura (1 Sm 3). Há lições nela da mais profunda importância para todos nós. Quando os discípulos perguntaram ao Senhor: “Quem é o maior no Reino dos céus? E Jesus, chamando uma criança, a pôs no meio deles, e disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no Reino dos céus” (Mt 18:1-3). Ele disse mais do que isso. Seguindo o pensamento, Ele mostrou que o espírito da criança é sempre agradável a Deus. Talvez, se fôssemos mais simples em nossa atitude, mais inquestionáveis em nossa fé e mais prontos para obedecer, aprenderíamos a mente de Deus mais rapidamente.
Nesse capítulo de 1 Samuel, Eli apresenta um solene contraste com o menino Samuel. Não é sem significado que é dito: “os seus olhos começavam já a escurecer, de modo que não podia ver” (Sm 3:2 – AIBB). A enfermidade física era, infelizmente, apenas uma imagem de sua condição espiritual. Lemos em 2 Pedro 1 que o homem que não está “acrescentando” na sua fé é “cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados”. Oh, que terrível isso! Não existe ficar parado nas coisas espirituais; uma pessoa está continuamente indo ou para frente ou para trás. Que o leitor e o escritor tomem cuidado.
Também é sugestivo que a lâmpada de Deus estivesse se apagando no templo. Arão e seus filhos “a conservarão em ordem, desde a tarde até pela manhã, perante o Senhor” (Êx 27:21 – ARA). Por que o fracasso no tempo de Eli? A lâmpada é o símbolo do testemunho, e o testemunho de Israel para as nações estava decadente naquele tempo por causa da condição pecaminosa do povo e da corrupção e fraqueza de seus líderes. Pouco tempo depois, sua nora, antes de morrer, exclamou, “Foi-se a glória de Israel” (1 Sm 4:21), e ela estava certa. Nada é um testemunho para Deus, a menos que seja puro e santo. Isso vale tanto para assembleias quanto para indivíduos.