Origem: Revista O Cristão – O Sangue de Cristo

A Água e o Sangue

“Este é Aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue” (1 Jo 5:6).

Somente João, dos evangelistas, menciona o fluxo de sangue e água do lado de Cristo; ele menciona isso em sua epístola também. É um belo testemunho da graça divina, respondendo ao último insulto que o homem poderia amontoar sobre Ele. Eles O levaram para fora do arraial, O colocaram para morrer na cruz e, então, para se assegurar duplamente, o soldado Lhe deu um golpe com sua lança. A salvação era a resposta de Deus ao insulto do homem – pecado em sua rejeição a Ele – porque o sangue e a água eram os sinais disso.

Na epístola de João, a água é nomeada primeiro, porque, vista do lado de Deus, a água vem primeiro; na sequência histórica, não pode: “Lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água”; na epístola, “não só por água, mas por água e por sangue”. O ponto é que a vida eterna não é encontrada no primeiro Adão, mas no Segundo. As testemunhas disso são a água, o sangue e o Espírito. Você necessita de se purificar para ter a vida eterna, mas não a encontrará em lugar algum além da morte, e naquela morte de Cristo em graça. Você precisa da expiação, e o sangue de Cristo faz isso. Você precisa do Espírito Santo. Cristo não foi apenas morto, mas glorificado, e o Espírito foi dado, o testemunho de que não há vida no primeiro Adão, mas no Filho. Seu poder é encontrado naquilo que marca a total violação do primeiro homem com Deus e de Deus com ele, somente em misericórdia soberana. Na epístola, João está mostrando que a limpeza moral não será suficiente. O Espírito é mencionado pela primeira vez quando Deus o aplica. A Palavra é o instrumento, mas é pela própria morte. Você deve ter limpeza, mas a limpeza vem pela morte. A água que sai do lado é pureza, e você pode ter pureza somente pela morte e somente pela Sua morte.

J. N. Darby

Compartilhar
Rolar para cima