Origem: Revista O Cristão – O Caráter Moral dos Últimos Dias
Sem Temor de Deus
Há uma preocupação considerável em muitos setores com o tom relaxado da moralidade nos círculos dos jovens, e isso não se limita apenas aos jovens. Para ser preciso, trata-se de um colapso completo da moral. O surpreendente é que alguém ainda se pergunte sobre a origem do fenômeno atual. Por todo lado, sementes ruins estão sendo semeadas; não há mistério, então, quando brotam repentinamente e produzem uma colheita abundante de ervas daninhas nocivas. A razão simples para a colheita abundante de delinquência moral é que esta nação e a maioria das outras nações abandonaram o “temor do Senhor”. Não há o temor de Deus diante dos olhos dessas pessoas.
Por todo lado, existe um esforço conjunto para remover o temor de Deus das consciências do povo da nação. O ateísmo está crescendo rapidamente. Os ateus se aproveitam dos tribunais que tomam decisões que aprovam suas objeções à menção de Deus ou de oração a Ele. Deus é restringido nesta nação – isto é, na medida em que os homens podem restringir o Onipotente. Eles ignoram o fato de que Ele é supremo e será justificado quando falar e puro quando julgar (Sl 51:4). Ele é Aquele “com Quem temos de tratar”, e não há como escapar desse fato estabelecido (Hb 4:13).
Educação
As escolas da nação tem ensinado que Deus não criou o homem, mas que ele apenas evoluiu da lama. Nisso, ele se orgulha de ser um produto tão elevado de um acaso fantasioso. Ele aceitará qualquer teoria de seu começo (não importa quão degradante) em vez de aceitar a Palavra segura de Deus, e por apenas um motivo: Se ele pode se convencer de que Deus não o criou, então ele pode livrar-se da responsabilidade para com Deus. O desejo é pai do pensamento. E então, se ele conseguir se convencer de que, afinal, nada mais é do que um animal inteligente, então, por dedução, ele poderá também viver de maneira bestial e satisfazer todas as tendências corruptas de seu coração maligno. Por causa da queda, o homem se tornou inimigo de Deus; isso não se pode dizer de nenhum mero animal.
Religião
Se nos voltarmos para o mundo religioso para observar as causas ocultas do colapso moral, encontraremos multidões de ministros professos do evangelho que são modernistas e liberais. Eles negam os elementos mais básicos da Palavra de Deus. Hoje em dia é comum encontrar homens que não acreditam e nem afirmam a infalibilidade da Palavra de Deus, sua relevância para os problemas do dia, a divindade de Cristo, o nascimento virginal do Senhor Jesus, Sua morte sacrificial, Sua ressurreição corporal e Sua vinda novamente. Os homens nos púlpitos não hesitam em chamar os próprios fatos da Escritura como nada além de alegorias. Tudo o que acontece para incomodar os membros da Igreja pode ser facilmente explicado. Acaso podemos nos admirar de que, quando essa ousada infidelidade desfila em trajes clericais, os preceitos da Palavra de Deus são tratados como fábulas?
Jovens crentes, lembrem-se de que “Toda Palavra de Deus é pura” e não há segurança neste mundo perverso, a não ser prestando atenção a essa Palavra em todos os departamentos do nosso ser. A humanidade caiu até o ponto em que tudo o que governa a moral das pessoas hoje são suas concupiscências e opiniões populares. À medida que a conduta se torna mais e mais baixa, o homem permite mais e mais. O que foi rejeitado há um ano é aceito agora com base no “hoje em dia não se dá mais importância a isso”. E, portanto, não há limite sob o mais baixo estado de moralidade. Enquanto ele afunda, o homem tolera mais. Quando o temor de Deus é removido, não há estabilidade, nada sob seus pés, que seja certo e inalterável. Uma expressão comum hoje é: “Todo mundo está fazendo isso”. Isso não é verdade, mas se fosse verdade, o que é isso para o homem que treme diante da Palavra de Deus? “Deus há de trazer a juízo toda obra, e até tudo o que está encoberto” (Ec 12:14).
Deus é onisciente
Atualmente, existe um certo tipo de mentira por toda parte que supõe que, se as pessoas não forem pegas em suas ações imorais ou amorais, tudo estará bem, porém está escrito: “Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido. Porquanto tudo o que em trevas dissestes, à luz será ouvido; e o que falastes ao ouvido no gabinete, sobre os telhados será apregoado” (Lc 12:2-3). “Aquele que fez o ouvido não ouvirá? E O que formou o olho, não verá?” (Sl 94:9) Deus é onisciente, e nada pode ser escondido d’Ele. Tudo o que é dito e feito, e até o que é pensado (Sl 139:2), está aberto diante d’Ele. Que os Cristãos se lembrem de que “Deus me vê”.
Há o governo de Deus aqui e agora, pois “Deus não Se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gl 6:7). Então, para aqueles que morrem em seus pecados, há o grande trono branco de Seu julgamento, onde os livros serão abertos e eles serão julgados de acordo com suas obras (Ap 20:12). E para aqueles de nós que somos salvos pelo precioso sangue de Cristo, todas as nossas obras virão diante de Cristo no Seu tribunal, quando nossa vida passar em revista diante d’Ele. Essas são realidades solenes.
Exemplos do passado
Romanos 1 dá um relato verdadeiro da condição depravada do mundo pagão. Deus os entregou à sua vida repugnante com todas as suas terríveis consequências porque eles deram as costas a Ele. Isso então levou à dissolução do Império Romano e quase ao colapso de toda a sociedade. Agora, nas chamadas nações Cristãs, essas condições estão voltando, ou já estão aqui, com a adição chocante de que elas são permitidas enquanto professam a forma de piedade. E um julgamento pior está a caminho, pois Deus nos diz que está chegando um momento de angústia pior do que qualquer coisa que o mundo já conheceu.
A cada dia ela se aproxima mais. O entretenimento mundial – filmes, televisão, livros de horror e sujeira – quase todos os meios de disseminação de notícias se gloria na vergonha do homem. Livros que foram banidos por incrédulos há alguns anos atrás são vendidos por comerciantes “respeitáveis”, e o pecado parece atraente, e as águas roubadas parecem realmente doces. Provérbios 14:9 diz que “os insensatos zombam do pecado”. Acaso não é isso verdade na maior parte dessas formas de disseminação de pensamento? Até o que eram consideradas revistas sérias e respeitáveis agora faz excursões pela imundície corruptora do homem caído. E por que? Porque existe uma demanda por isso e dinheiro a ser ganho ao promovê-la.
Cuidado
Cristãos, tomem cuidado, para que não andemos segundo o conselho dos ímpios. Se moldamos nossa vida segundo o padrão deste presente mundo mau, estamos propensos a ser enredados nas armadilhas do deus deste mundo. Muitos queridos jovens Cristãos estragaram seu testemunho por Cristo e arruinaram toda sua vida pelo descuido nesse sentido. As rochas, os recifes e os bancos de areia estão repletos de naufrágios históricos de vidas. A Palavra de Deus é um mapa seguro para nos manter seguros. Precisamos clamar: “Sustenta-me, e serei salvo”. Não confie na sua esperteza; você não é páreo para o seu astuto inimigo. Pessoas com mais sagacidade humana do que você foram presas por ele. Afaste-se dos maus companheiros– “Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo” (Pv 4:15).
Queridos rapazes e moças que conhecem o Senhor, mesmo quando você está na companhia de outros jovens Cristãos, tenha cuidado como você se comporta. Mantenha suas mãos juntas a você mesmo! E se alguns Cristãos lhes chamarem por nomes desrespeitosos – eles responderão a Deus por você no tribunal de Cristo? Será que eles vão suportar toda a vergonha e censura de um testemunho despedaçado depois que você naufragar? Talvez alguns deles estejam fazendo o que você e eles não deveriam fazer; “escolhei hoje a quem sirvais”. Você não preferiria ter as bênçãos do Senhor do que os prazeres do pecado por um momento – com todos os seus arrependimentos, tristeza e remorso, e depois ter que responder ao Senhor por sua conduta? Não brinque nem mesmo com as fronteiras do pecado.