Origem: Revista O Cristão – As Semelhanças do Reino – Parte 1
A Semelhança do Trigo e do Joio
Mateus 13:24-43
A parábola do trigo e do joio é a primeira “semelhança” do reino dos céus. Esta “semelhança” é uma parábola que conta como é o reino dos céus. Deus usa, como na parábola do semeador, a figura de semear e colher grãos para nos ensinar sobre o Seu reino. Nesta parábola, a boa semente foi semeada no campo, mas o inimigo sutilmente semeou a má semente no campo. “O inimigo que o semeou é o diabo”. Estes são chamados de joio; eles representam aqueles que não são verdadeiros crentes, pois não produzem bons frutos. Quando o joio aparece pela primeira vez, eles se parecem com o trigo, mas mais tarde no ciclo de crescimento é mais fácil detectar a diferença. Depois que o joio apareceu, os servos sugeriram que seria bom removê-lo. No entanto, podemos considerar que, se alguém falhou em estar vigilante para impedir que o inimigo semeasse o joio, seria ele melhor em remover o joio do trigo? Não, havia o perigo de danificar o trigo ao arrancar o joio. O Senhor sabia disso, e a história confirma que os homens não são bons em distinguir o verdadeiro do falso. Os servos foram instruídos a deixar os dois crescerem juntos até a colheita. O Senhor tinha um bom propósito ao permitir que o joio crescesse com o trigo. É indicado na parábola do tesouro escondido no campo. Deus tem um tesouro escondido neste mundo – os filhos do reino. Visto que Cristo foi rejeitado e expulso do mundo, Ele não poderia ter Seu reino na Terra. Então, Deus escolheu levar para Si um povo da Terra para o céu. Seu tesouro são os filhos do reino; eles estão escondidos no mundo, embora à plena vista. O joio se finge de trigo. Quando o reino estiver completo na consumação do século, Ele levará Seu tesouro para o céu. Os filhos do reino têm uma porção celestial do reinado com Cristo sobre a Terra. As pessoas deste mundo não percebem o que está acontecendo.
O processo de separação
Nesta parábola, retratamos uma série interessante de eventos finais. Na época da colheita, o primeiro evento a acontecer são os ceifeiros recolhendo o joio em feixes no campo. “O campo é o mundo”. Os feixes de joio são deixados no campo para serem queimados posteriormente. O Senhor usa anjos para fazer esse trabalho. “Os ceifeiros são os anjos”. Então o trigo é recolhido no celeiro. “A boa semente são os filhos do reino”. Depois que o trigo é recolhido no celeiro, o joio é queimado. “O joio são os filhos do maligno”. E, finalmente, “então os justos brilharão como o Sol no reino de seu Pai”. A casa do Pai é o destino daqueles que fazem parte do reino celestial.
Atando os feixes
“Os ceifeiros são os anjos”. Parece-me que estamos perto o suficiente da vinda do Senhor para ver que os ceifeiros estão começando a juntar o joio em feixes dentro da esfera da profissão Cristã. Nos últimos anos, sob a bandeira do Cristianismo, muitas novas organizações ditas Cristãs estão atraindo pessoas para falsos cultos, organizações de adoração mundana, milagres mentirosos e outras ideologias que têm “aparência de piedade, mas negando a eficácia dela” (2 Tm 3:5). Por artifício humano, esses grupos atraem as pessoas para que sigam sua causa, em vez da causa de Cristo. Pode ser possível que verdadeiros crentes estejam ligados a esses cultos, mas se estiverem, serão removidos deles quando o Senhor vier. Que todos os verdadeiros crentes tomem cuidado ao se juntar a tais grupos. Esses grupos são os feixes que ficarão no mundo depois que o Senhor levar os Seus para casa.
O trigo
Nas Escrituras, o trigo está sempre relacionado com as coisas celestiais. O Senhor falou de Si mesmo como o grão de trigo que deve cair na terra e morrer para ter um povo no céu com Ele. A colheita do trigo desta parábola desenvolve este tema. O trigo é recolhido no celeiro. No arrebatamento, o Senhor levará Seu povo para o céu, assim como Ele orou por todos aqueles que creriam n’Ele por meio da palavra dos discípulos em João 17:20. Então, no versículo 24, Ele acrescentou este pedido: “Pai, aqueles que Me deste quero que, onde Eu estiver, também eles estejam Comigo, para que vejam a Minha glória que Me deste”. E em João 14:2-3 Ele disse: “Na casa de Meu Pai há muitas moradas … vou preparar-vos lugar. E, se Eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para Mim mesmo, para que, onde Eu estiver, estejais vós também”. Mais detalhes da vinda do Senhor nos são revelados em 1 Tessalonicenses 4:16-17 e 1 Coríntios 15.
A queima do joio
Depois que o trigo for recolhido no celeiro, que é a parte celestial do reino, o Senhor, como Filho do Homem, enviará Seus anjos para queimar o joio. Eles são os falsos professantes do Cristianismo que ainda estarão na Terra depois que o Senhor vier. Eles, estando ainda na Terra, serão “colhidos de Seu reino” como os que ofendem; qualquer reivindicação que eles façam de ser parte de Seu reino terrenal não subsistirá. É por isso que é tão importante distinguir o chamado celestial da Igreja. Aqueles que buscam um reino na Terra com o Senhor estão sujeitos a cair no laço dos feixes de joio. Visto que o privilégio de entrar nas coisas celestiais é tão grande, o julgamento pelo abuso dele também é severo. “Ali haverá choro e ranger de dentes”.
Festa das Semanas
Voltando por um momento à festa das Semanas (Pentecostes), quando todo o Israel subia a Jerusalém para a celebração da colheita de grãos, vemos uma figura comum com a colheita de grãos da parábola do trigo e do joio. Durante o período de sete semanas, o grão era recolhido. Então, na festa das Semanas (Pentecostes), todos subiam a Jerusalém perante o Senhor para uma celebração. A celebração consistia em mover dois pães cozidos com fermento perante o Senhor Jeová. Esses dois pães representam os santos celestiais apresentados diante de Deus. Os pães, juntamente com as respectivas ofertas pelo pecado e sacrifícios de cheiro suave, são apresentados perante Deus. Embora tenham fermento neles, os sacrifícios que os acompanham os tornam aceitáveis a Ele. Esta é também uma figura do que acontecerá no arrebatamento quando os mortos em Cristo e os crentes vivos forem apresentados ao Senhor, como 1 Coríntios 15:23 afirma: “Cristo, as primícias; depois os que são de Cristo na Sua vinda”. Naquela época, eles serão levados para o céu, para serem perfeitamente semelhantes a Cristo. O Arrebatamento dos vivos e mortos não foi revelado até que Cristo ascendeu como Homem ao céu, mas aqui os vemos sendo apresentados ao Senhor. Um comentário vem à mente sobre o que apresentamos nesta figura. É assim: “Deus encontrou tal deleite em Seu Filho Jesus Cristo que Ele queria muitos mais como Ele”. Os dois pães de Pentecostes movidos diante do Senhor são o resultado do grão de trigo caindo na terra. Cristo tem Seu povo no céu com Ele mesmo. Que dia que será esse!
O justo resplandece
A explicação da parábola do trigo e do joio termina com a expressão: “Então os justos resplandecerão como o Sol no reino de seu Pai” (Mt 13:43). Os santos no céu se regozijarão no relacionamento com seu Pai. Estes são os que entraram no reino dos céus enquanto estavam na Terra, mas agora estão no céu, então a terminologia mudou. Não é mais chamado de “reino dos céus”; é chamado de “o reino de seu Pai”. Eles estão com Cristo na casa do Pai brilhando como o Sol – testemunhas de Sua glória. Que o Senhor nos encoraje a continuar fiéis a Ele até o momento em que estivermos com Ele em Sua vinda!