Origem: Revista O Cristão – As Mãos

Sua Mão Direita – O Homem Dependente

Devoção 

O Salmo 16 nos fala da vida de um homem perfeitamente dependente, e isso foi revelado mais plenamente na vida do Senhor Jesus. Sua vida de dependência foi caracterizada tanto pela devoção quanto pela confiança. O Salmo 16:8 nos mostra devoção: “Tenho posto o SENHOR continuamente diante de mim; por isso que Ele está à minha mão direita, nunca vacilarei”. Se decidíssemos pelo nosso próprio caminho, o que diríamos? Eu coloquei o Senhor às vezes diante de mim, e esse “às vezes” foi menos do que as outras vezes. Às vezes colocamos outro diante de nós; mais frequentemente colocamos a nós mesmos. Ele diz: “Tenho posto o SENHOR continuamente diante de Mim”. Ele não tem nada diante de Sua mente a não ser o Senhor, Jeová. Havia Sua devoção. “Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a Tua vontade” (Hb 10:9), diz Ele, e novamente, “Minha comida é fazer a vontade d’Aquele que Me enviou e realizar a Sua obra” (Jo 4:34).

Confiança 

Há também confiança. “Por isso que Ele está à minha mão direita, nunca vacilarei”. Pense nisto: Deus Se agrada de Se colocar à mão direita da alma que simplesmente confia n’Ele? Deus diz: Se você Me colocar sempre diante de si, Eu Me aproximarei muito; eu Me porei à sua mão direita. Se você Me colocar sempre diante de si, Eu Me colocarei o mais perto possível. Por que Deus Se coloca à sua mão direita? Para que você ponha a sua mão direita na mão direita d’Ele e seja sustentado por Ele. “A Tua mão direita me susteve” (Sl 18:35). “Tu me seguraste pela mão direita” (Sl 73:23).

O que Deus pode fazer ao homem que coloca Jeová à sua mão direita? A resposta de Jeová ao homem dependente é esta: “Senta-Te à Minha direita”. Você tem ao Senhor Jesus colocando Jeová à Sua mão direita aqui abaixo; isso dá confiança. E ao homem que diz: “Tenho posto o SENHOR continuamente diante de mim”, Jeová responde: “Porei esse homem à Minha direita em glória”. O pensamento da mão direita mostrado aqui revela o fim do caminho do bendito Senhor Jesus. Como Ele alcança essa glória? Por meio da morte, e assim obtemos a bela conexão do Salmo 110 com o Salmo 16 no sermão de Pedro em Atos 2:25-36.

Gozo 

Então, temos no Salmo 16:9 o que Lhe dá gozo em vista de tudo o que havia diante d’Ele. “Portanto, está alegre o Meu coração e se regozija a Minha glória; também a Minha carne repousará segura”. “O Qual, pelo gozo que Lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-Se à destra do trono de Deus” (Hb 12:2).

Confiança 

No Salmo 16:10 temos confiança em vista da morte. “Pois não deixarás a Minha alma na morte [no Seol – JND], nem permitirás que o Teu Santo veja corrupção”. “Santo” faz referência ao que Ele era intrinsecamente e praticamente. Ele pôde até mesmo ir à morte em plena confiança, e assim o crente também pode. Cristo, é claro, não viu corrupção. Em 1 Coríntios 15:54 temos o outro lado para o crente: “E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade”. Ele é tão Santo que, ao entrar na morte como o fim de um caminho de graça e obediência, a única coisa que Deus pôde fazer foi tirá-Lo da morte e colocá-Lo em glória.

Associação com Deus em glória 

O Salmo 16:11 nos dá o fim do caminho: “Far-me-ás ver a vereda da vida; na Tua presença há abundância de alegrias; à Tua mão direita há delícias perpetuamente”. É o próprio Deus que é a plenitude de Seu prazer. Delícias em que sentido? Eu acredito que elas estão em associação com Ele. Ele teve Deus aqui embaixo, e quando foi elevado à Sua direita, há associações eternas com Ele lá.

Este salmo nos dá de uma forma abençoada a vida divina que emerge em um homem aqui nesta Terra. Primeiro dependência; depois completa subserviência ou sujeição; depois comunhão, fidelidade, Deus como a porção da alma, satisfação; depois adoração e conselho, devoção e confiança, gozo, segurança em vista da morte e, finalmente, associação com Deus em glória.

Que o Senhor nos mantenha andando mais nas pegadas do bendito Mestre, por Seu próprio nome e por Sua glória.

Christian Truth, vol. 31

Compartilhar
Rolar para cima