Origem: Revista O Cristão – Temor e Ousadia

Temor versus Fé

Certa vez ouvi a história de um menino que foi visitar uma fazenda com seu pai. Quando eles chegaram lá, um pequeno cachorro começou a latir furiosamente para eles. Com medo o menino pulou para cima do carro enquanto o cachorro corria ao redor e latia para ele. Seu pai riu dele, mas ele permaneceu em cima do carro, amedrontado por causa do cachorro. Agora, o que o mantinha no carro? Foi o cachorro? Não, o cachorro não poderia machucá-lo, pois era muito pequeno. Foi o seu medo que o manteve em cima do carro. Por fim, ele superou seu medo, desceu e deu àquele cão um olhar que o fez fugir, para nunca mais ser visto durante aquela visita.

Exatamente dessa maneira Satanás usa o medo para tentar controlar os crentes. O maior desses medos é o medo da morte, que Satanás tem usado para manter muitas pessoas em escravidão. O Senhor Jesus tornou-Se homem e morreu “para que, pela morte, aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo, e livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão” (Hb 2:14-15). Agora que Ele nos libertou, não devemos temer, “Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação” (2 Tm 1:7). Não tememos Satanás e também não tememos o homem, pois o Senhor prometeu: “Não te deixarei, nem te desampararei. E, assim, com confiança, ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei o que me possa fazer o homem” (Hb 13:5-6).

Não, Deus não nos deu o espírito de medo, mas Ele nos chama a uma vida de fé e confiança n’Ele. Jó sofreu as mais severas provações da parte Deus, no entanto, ele tinha uma confiança inabalável n’Ele, dizendo, “Ainda que Ele me mate, n’Ele esperarei” (Jó 13:15). Mas é o caminho de Deus para salvar e nos preservar, e assim o profeta disse: “Eis que Deus é a minha salvação; eu confiarei e não temerei” (Is 12:2). Deus é nosso Pai e Ele ama e cuida de nós.

T. Ruga

Compartilhar
Rolar para cima