Origem: Revista O Cristão – Joias

O Tesouro, a Pérola e as Joias

O tesouro 

Existem três expressões usadas na Bíblia que mostram muito claramente o lugar que o povo do Senhor ocupa em Seus pensamentos. Em Mateus 13:44, o Senhor Jesus fala de “tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo”. Não é difícil ver que o Senhor está falando de Si próprio e de Seu amor aos Seus. O que trouxe o Senhor a este mundo? O que O levou a deixar de lado Sua glória e Seu poder? Aquele cuja glória Isaías viu (Is 6), tornou-Se o humilde Filho do Homem, que não tinha onde repousar a cabeça. Quando aqui na Terra, Ele não fez nada em Seu próprio poder, mas foi sempre dependente de Deus, e tudo o que Ele fez foi pelo Espírito de Deus. Por que o Senhor Jesus renunciou a tudo o que tinha? Porque, neste mundo de homens maus e rebeldes, havia aqueles que Ele amava, o Seu tesouro, e Ele veio comprar o campo. O campo é o mundo, e Ele o comprou para que o tesouro que está nele pudesse ser Seu. Além disso, o Senhor não apenas renunciou aos Seus direitos e glórias, mas também deu a própria vida, para que nós que cremos em Seu nome pudéssemos ser salvos. Como diz um antigo escritor, falando sobre isso: “Tendo dado o resto antes, aqui Ele deu Sua vida para pagar nossa conta”.

Pense no quanto Ele deve ter nos valorizado – Seu povo – para sofrer tudo o que Ele sofreu! Observe também Suas palavras: pelo gozo vai, vende tudo quanto tem”. O presente do Senhor não foi um presente dado com relutância, mas, assim como podemos alegremente renunciar a algo que prezamos pelo bem daqueles que nos são queridos, o Senhor, de uma maneira infinitamente mais plena, renunciou a tudo o que tinha – Ele “deu a Si mesmo”, como Paulo escreve – por nós.

A pérola 

Mas isso não é tudo. Nós normalmente não valorizamos coisas desagradáveis, então o Senhor fala da beleza e também do valor de Seu povo; Ele os compara a “uma pérola de grande valor” (Mt 13:46). Sem dúvida, a maioria de nós sabe o que é uma pérola, e admiramos sua bela e pura tonalidade. Então o Senhor olhou para Seu povo, e a beleza que a pérola tinha aos Seus olhos O levou, como no caso do tesouro escondido, a dar tudo o que tinha para comprá-la. Que graça maravilhosa! No entanto, quando Ele veio, em busca de boas pérolas, “nenhuma beleza víamos, para que O desejássemos” (Is 53:2). Mas Ele nos desejou, e o preço que pagou foi Seu precioso sangue.

Joias 

Mais uma palavra. O Senhor fala, em Malaquias 3:16-17, daqueles que O temem e diz: “Eles serão Meus naquele dia serão para Mim joias” (ACF). Ele está falando aqui daqueles de Seu povo Israel que logo temerão a Jeová, mas não é menos verdadeiro para o povo do Senhor agora. “Minhas joias!” Como é doce ouvir isso! E isso é o que o Senhor diz de criaturas pecadoras como nós, nem um pouco melhores que os outros, a não ser apenas pelo que Sua graça fez. Que amor o d’Ele! Se tivéssemos algumas joias muito preciosas, constantemente olharíamos para elas, e você não acha que o Senhor sempre olha para o Seu povo? De fato, Ele olha, e eu oro para que, ao pensarmos em Seu amor e no prazer que Ele encontra em nós, sejamos cheios de paz e gozo n’Ele. E mais do que isso, se temos amigos aqui na Terra que nos amam e a quem amamos, procuramos agradá-los; quanto mais devemos procurar agradar Aquele cujo amor por nós é infinitamente maior do que qualquer amor terrenal pode ser.

Good News for Young and Old, vol. 25

Compartilhar
Rolar para cima