Origem: Mensagens do Amor de Deus – O Tesouro do Pequeno Juliano
Maravilhas da Criação de Deus: Os Caminhos do Castor
“Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque Tu criaste todas as coisas, e por Tua vontade são e foram criadas” Apocalipse 4:11.
Você já andou por uma área com árvores perto da água e viu restos pontiagudos de árvores – como um lápis – saindo do chão? Essas árvores mostram a obra de um castor.
Uma das primeiras coisas que você pode notar em um castor são seus dois grandes dentes da frente, que são alaranjados ou marrom-avermelhados. Essa cor se deve ao fato de Deus ter colocado ferro na camada de esmalte desses dentes para torná-los fortes o suficiente para cortar toda a madeira que usam para construir coisas, bem como para comer cascas. Dentes normais se desgastam rapidamente. Esses dois dentes nunca param de crescer, então um novo dente está sempre disponível para substituir o que se desgasta.
O castor é um engenheiro incrível, construindo represas que são importantes por muitas razões, incluindo a filtragem e o controle do fluxo de água. Eles constroem essas represas com troncos e galhos que cortam com seus dentes e, em seguida, arrastam ou as fazem flutuar até o local escolhido. Eles também usam barro e pedras na construção de suas represas. A represa cria um lago ao represar a água de um riacho ou rio, onde castores e muitos outros animais encontram lares e alimento. Os castores cuidam bem de suas represas, fazendo entalhes para deixar passar mais água se houver muita chuva e consertando-as naquela mesma noite se uma enchente romper a represa.
Após a construção de uma represa, um novo casal de castores constrói uma casa chamada cabana, de forma semelhante, com até 3,6 metros de altura e 12 metros de diâmetro, embora um novo casal comece com uma casa menor, talvez com 1,8 metro de largura por 1,8 metro de altura. A cabana geralmente abriga uma família, incluindo as crias daquele ano, chamados de filhotes, e as crias do ano anterior, chamados de filhotes de um ano. Eles estão seguros, pois a casa deles tem paredes espessas e resistentes, e suas entradas e saídas são todas submersas, embora as áreas de convivência estejam acima do nível da água.
Para se preparar para o inverno, os castores cortam muitos galhos e brotos com suas folhas ainda intactas e os “plantam” na lama no fundo do lago, onde serão mantidos frescos e de fácil acesso durante o inverno.
Você já se perguntou por que está vivo? Se o nosso Criador, Deus, deu ao castor uma tarefa importante e lhe deu as ferramentas certas para realizá-la, quanto muito mais isso se aplica a você! Deus o criou à Sua imagem e semelhança, para realizar uma tarefa nesta Terra que lhe é perfeitamente adequada, e Ele lhe dará o que você precisa para realizá-la. Como diz o nosso versículo no início, a razão pela qual Ele criou você é para fazer a Sua vontade. Não é maravilhoso saber que, se aceitarmos o grande presente de amor de Deus, que nos deu o Seu Filho para morrer por nós, e então andarmos no caminho feliz que Ele escolheu para nós, podemos ser agradáveis a Ele?
