Origem: Revista O Cristão – Tesouros

Todos os Tesouros da Sabedoria e do Conhecimento

O homem adquiriu uma grande quantidade de conhecimento nas últimas décadas, e o mundo moderno reflete as tremendas mudanças que ocorreram como resultado desse conhecimento. Se o homem tem a sabedoria para usar esse conhecimento da maneira correta é outra questão; muitos hoje sentem que o aumento do conhecimento fez com que o curso deste mundo ficasse fora de controle. Agora temos um mundo com maior abertura, mais complexo e interconectado do que nunca. Os avanços na tecnologia e o aumento do uso das mídias sociais trouxeram uma interação de várias forças – sociais, econômicas, políticas – com as quais o mundo parece incapaz de lidar. O uso da tecnologia moderna na medicina, juntamente com o abandono da Bíblia como autoridade moral final em muitos países ocidentais, levantou questões morais e éticas difíceis de resolver. Um artigo recente da revista Time Magazine resumiu isso dizendo: “O progresso tecnológico e a globalização estão obscurecendo fronteiras e derrubando premissas tradicionais. A ascensão dos mercados emergentes e dos países em desenvolvimento está reconfigurando os balanços de poder, enquanto a ordem internacional do último meio século luta cada vez mais para se adaptar à nova realidade”.

Em meio a toda essa confusão resultante desses desenvolvimentos, é revigorante recorrer à Palavra de Deus e ler as palavras de Paulo aos Colossenses:

Porque quero que saibais quão grande combate tenho por vós […] para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus — Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência” (Cl 2:1-3).

Acesso a toda sabedoria 

O que os homens não dariam hoje, se pudessem ter acesso a toda a sabedoria e conhecimento necessários para enfrentar os desafios que enfrentam! Deus disponibilizou essa sabedoria e conhecimento, mas é para aqueles que pertencem a Cristo e que desejam procurar por ela.

Antes de tudo, essa sabedoria e conhecimento são encontrados no “pleno conhecimento” do mistério de Deus. Este é o mundo d’Ele e, para entender seu curso, precisamos reconhecer o que Ele está fazendo. Em meio a toda confusão nos propósitos e movimentos dos homens, Deus está realizando Seus propósitos, e se virmos quais são os propósitos de Deus, podemos entender o segredo do que está acontecendo.

A joia no plano de Deus 

O mistério de Deus nos é dado em Efésios 1:9-10: “Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na Terra”. A confusão que vemos ao nosso redor está operando para esse fim, pois Deus tem diante de Si a exaltação de Seu amado Filho como Cabeça sobre todas as coisas. Hoje, o homem está usufruindo deste mundo como acha melhor, e há inúmeras discussões e argumentações sobre coisas como mudança climática, aquecimento global e poluição, bem como seus efeitos na vida vegetal, animal e humana. Mas é tudo do ponto de vista do homem, pois ele procura preservar este mundo, como supõe ser capaz de conseguir, para as gerações futuras. Além disso, já estamos começando a ver “o mar e as ondas rugindo” (Lc 21:25), enquanto as nações competem entre si por domínio e influência neste mundo. Os propósitos de Deus neste mundo – o mundo que Ele criou – não são considerados.

Esse mistério não foi revelado no Velho Testamento; estava oculto em Deus, mas agora é uma revelação feita à Igreja, a joia do plano de Deus para o homem, que é Sua criatura. Deus não apenas tem em Seus propósitos a exaltação de Seu amado Filho; neste dia de Sua graça, Ele também está chamando, para fora deste mundo, um povo para formar Sua Igreja, como uma noiva para Seu Filho. Ao entendermos esse mistério, a visão total que temos deste mundo passa a ser formada de acordo com os pensamentos e propósitos de Deus – propósitos que certamente serão realizados.

Um tesouro é algo sobre o qual atribuímos um alto valor, e é realmente de grande valor podermos olhar para este mundo e descobrir que, ao reconhecermos o mistério de Deus, podemos ter sabedoria e conhecimento para entender para onde tudo está indo, e como andar por um caminho divino por meio dele. Mas é um tesouro escondido – sabedoria encoberta. O homem natural não pode encontrá-la, nem pode ser obtida pela inteligência humana. Deve ser procurada, mas o crente, que é habitado pelo Espírito de Deus, possui tudo o que é necessário para encontrá-la. Além disso, ao se referir aos tesouros da sabedoria e do conhecimento, o Espírito de Deus usa a palavra “encoberto” com um propósito. Não é que Deus não esteja disposto a revelar Seus tesouros, mas Ele os revela àqueles que os valorizam. Mesmo entre os crentes, a preciosa verdade do mistério de Deus nem sempre é bem-aceita. Satanás fez um trabalho efetivo de reduzir o Cristianismo ao nível de uma religião mundana, e Deus não revela Seus tesouros a Cristãos mundanos. Não, esses tesouros são para aqueles que os valorizam e estão dispostos a procurá-los.

Cheio de conhecimento 

Juntamente com esse pensamento, está o fato de que aqui a sabedoria é mencionada antes do conhecimento. Normalmente, o conhecimento deve vir primeiro, e encontramos essa ordem em Colossenses 1:9: Para “que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual”. Mas aqui, no capítulo 2, a ênfase está na aceitação do próprio Cristo como a sabedoria de Deus, como vemos em 1 Coríntios 1:24: “Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus”. Quando somos levados ao ponto de ver Cristo crucificado em total humilhação como revelador da sabedoria de Deus, estamos prontos para aceitar a sabedoria e o conhecimento que são revelados no entendimento do mistério de Deus.

Ter essa sabedoria e conhecimento foi muito valioso em qualquer época da história da Igreja, mas é um tesouro muito especial para o mundo de hoje. Como já mencionamos, podemos olhar para a turbulência e incerteza ao nosso redor e ter os pensamentos de Deus sobre isso – porque está acontecendo e, mais importante, onde tudo terminará. Isso permite que o crente ande em paz, pois enquanto ele está realmente sobrecarregado com o que vê ao seu redor e preocupado com as almas perdidas apanhadas por esse mundo, ele próprio está em paz em sua caminhada Cristã. “Por entre cenas de conflito e vida no deserto, caminhamos em paz em nosso caminho” (Little Flock Hymnbook # 12).

A aplicação às nossas circunstâncias 

E mais, esses tesouros de sabedoria e conhecimento se aplicam igualmente às nossas circunstâncias individuais – nossa educação, nosso trabalho, nossa vida familiar, nossa interação com os outros, sejam crentes ou não – todas essas coisas são governadas pela sabedoria e pelo conhecimento adquiridos a partir do conhecimento completo do mistério de Deus. Tal conhecimento alcança todos os aspectos da vida Cristã, e é por isso que Paulo estava tão sobrecarregado por causa dos crentes em Colossos e Laodiceia. Havia aqueles que tentavam corrompê-los “por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo” (Cl 2:8). Mas Paulo nos lembra que “n’Ele [Cristo] habita corporalmente toda a plenitude da divindade” (Cl 2:9). Ao entendermos o que vemos neste mundo e ao ordenarmos nosso próprio caminho no decorrer dele, nada mais é necessário além de Cristo.

A honra e a glória de Cristo 

Finalmente, e talvez o mais importante, o “pleno conhecimento do mistério de Deus” (AIBB), honra e glorifica a Cristo, Aquele que é o assunto de todos os propósitos de Deus. Os “rudimentos do mundo” exaltam ao homem; o mistério de Deus exalta a Cristo. No primeiro capítulo de Colossenses, Ele é a Cabeça tanto da criação quanto do corpo, a Igreja, “para que em tudo tenha a preeminência” (vs. 18). Quando reconhecemos e compreendemos o mistério de Deus, também reconhecemos que “foi do agrado do Pai que toda a plenitude n’Ele habitasse” (Cl 1:19). Nosso Senhor Jesus Cristo será exaltado e o mistério de Deus compreendido por todos num dia vindouro. É um privilégio entender esse mistério e seus tesouros ocultos e exaltar nosso Senhor Jesus Cristo hoje.

W. J. Prost

Compartilhar
Rolar para cima