Origem: Revista O Cristão – Neemias

As Torres de Jerusalém

Torres, na Escritura, falam de duas coisas principais. O primeiro é abrigo e segurança, e assim lemos: “Torre forte é o nome do SENHOR; para ela correrá o justo e estará em alto retiro” (Pv 18:10). O segundo é o reconhecimento e proteção. A posição do vigia na Escritura é muito importante, exigindo continuamente conscientização, diligência e perseverança (Veja 2 Reis 9:17-21).

Além das portas de Jerusalém mencionadas a nós no Livro de Neemias, a Escritura menciona várias torres no muro ao redor da cidade que também são muito instrutivas. Embora haja doze portas mencionadas em Neemias, apenas seis torres são citadas. O capítulo 3 nos mostra dez dos portões e todas as torres registradas.

A Torre de Meá 

A primeira torre dada a nós está em Neemias 3:1 – a Torre de Meá. Meá significa “cem” e é a torre ao lado do portão das ovelhas. É a primeira torre mencionada, e talvez o pensamento seja que a salvação de uma alma é totalmente uma obra de Deus e que uma vez que uma alma é salva, é somente ficando perto do Senhor que um salvo pode ser feliz, frutífero e preservado. O Senhor deseja nos ter 100% para Si mesmo e, num dia vindouro, Ele recompensará a fidelidade.

A Torre de Hananel 

A segunda torre mencionada é a Torre de Hananel, que também está intimamente relacionada com a torre de Meá no primeiro verso. Hananel significa “Deus é gracioso”, e podemos relacionar isso tanto com Sua graça salvadora quanto com Sua bondade conosco durante toda a nossa jornada como crentes (Ef 2:8; Gn 48:15; Sl 23:6).

A Torre dos Fornos 

A próxima torre parece ter estado em mau estado de conservação, e assim está registrado no verso 11 que “reparou Malquias e Hassube a Torre dos Fornos”. Talvez isso falasse da necessidade de julgamento próprio em nossa vida. Sem dúvida, isso era necessário em Jerusalém para que as coisas corressem bem quando o muro estivesse terminado, a fim de se livrar do entulho. A falta de uso dela pode ter sido a razão pela qual a cidade entrou em declínio (Ne 4:10). Malquias significa “meu rei é Jeová” e Hassube significa “pensativo”, então esses homens eram voluntários muito adequados para reconstruir esta torre. Aqueles que amam o Senhor querem estar perto d’Ele e assim percebem a importância do julgamento próprio para ficar perto d’Ele (1 Co 11:28).

A Torre que sai da casa real superior 

A próxima torre mencionada em Neemias 3 está no verso 25, e é a alta (JND) torre que sai da casa real superior. Que recurso temos em nosso Senhor Jesus! “O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em Quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação e o meu alto refúgio [minha torre alta – JND] (Sl 18:1-2). Os reis deviam estar sempre perto do Senhor por graça cuidadora, por proteção e direção. Não é de admirar que a torre alta estivesse junto à casa do rei, que ficava junto ao pátio da prisão.

A Torre Alta 

A próxima torre no verso 26 é a Torre Alta, que estava próxima a Porta das Águas. Quando saímos para o mundo com o evangelho, precisamos nos lembrar de que, apesar da responsabilidade do homem de vir a Cristo, é a obra soberana de Deus na alma que concede nova vida e a salva (Rm 10:13; Ap 22:17, Jo 17:24-26, Ef 1:4-12).

A Grande Torre 

A sexta e última torre mencionada em Neemias 3 é a Grande Torre no versículo 27. A Escritura menciona que ela também “se projeta” (TB). Nossos esforços por nossos irmãos precisam ter o Senhor e Sua glória como objeto. O Senhor Jesus é o bom Pastor, o principal Pastor e também o grande Pastor. Como “sub pastores”, nós O temos como um Exemplo para nossos caminhos com o Seu povo (Veja 1 Pe 5:1-4).

Muito antes do tempo de Neemias, Salomão estava ocupado com a manutenção e reparo dos muros de Jerusalém. Em 1 Reis 11:27, lemos que naquela época Jeroboão “levantou a mão contra o rei”. Ele “era varão valente” e também “laborioso [trabalhador] (v. 28), mas talvez seus pensamentos fossem para ele mesmo, e não para a defesa de Jerusalém e o bem do povo de Deus. Nós sabemos o que o maligno Jeroboão mais tarde introduziu em Israel. Que possamos valorizar a obra do Senhor em nossa vida e fazer nosso trabalho para o Senhor com mais percepção do Seu amor e do recurso que temos n’Ele.

P. E. House

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