Origem: Revista O Cristão – As Semelhanças do Reino, Parte 3
Trabalhando por Amor
Algumas pessoas, e até mesmo pessoas pequenas também, trabalham por amor, outras por dinheiro. Feliz é a criança que sente verdadeiro prazer em ajudar seus pais ou ajudar aqueles que não podem ajudar a si mesmos! Conhecemos uma pobre Cristã que está doente e não pode fazer suas tarefas por conta própria, e conhecemos o garotinho que todas as manhãs vai ao seu quarto para fazer as tarefas dela. O rosto do menino gentil, ao visitá-la todas as manhãs, é como um raio de Sol para a inválida. Uma pessoa rica disse à mãe do menino: “Deixe-me pagar por sua bondade”, mas a mãe respondeu: “É nosso gozo fazer esta pequena coisa por nosso Senhor Jesus Cristo”. O Senhor se lembrará no céu de todos aqueles que trabalham por amor a Ele.
O que temos na parábola em Mateus 20:1-16? Vários homens trabalhando arduamente no lagar; alguns pisando as uvas, outros trazendo-as da vinha para serem pisadas, e na frente um homem recolhendo-as para lançá-las no lagar. O Senhor Jesus nos conta como um pai de família contratou homens para sua vinha – homens que estavam ociosos na praça. Eles eram como muitos Cristãos, pois não sabiam o que fazer, disse o pai de família a eles, e ele os enviou para trabalhar em sua vinha. Se você não deseja ficar ocioso, ouça a voz do Senhor e ouvirá o que deve fazer, pois Ele tem algum tipo de trabalho a ser feito por você e por mais ninguém no mundo. Há muito a ser feito e poucos para fazê-lo: “Ide vós também para a vinha”.
O pai de família era muito bom; ele foi primeiro de manhã cedo para as pessoas ociosas, ele foi novamente por volta das nove horas, novamente ao meio-dia, e então mais uma vez por volta das três horas, e toda vez que ele foi, ele encontrou pessoas ociosas. E quando o dia estava prestes a terminar e quando todas as oportunidades de trabalho estavam quase terminando, na undécima hora – isso seria pouco antes do pôr do Sol – novamente o pai de família saiu para os desocupados na praça e disse-lhes: “Por que estais ociosos todo o dia?” E assim, por sua própria preocupação pelo bem deles, ele enviou muitos para trabalhar em sua vinha. Se ele tivesse esperado até que essas pessoas ociosas batessem em seus portões para trabalhar, ele não teria muitos trabalhadores em sua vinha.
O Senhor é como este pai de família; Ele diz aos jovens, aos de meia-idade e aos velhos que O amam: “Ide vós também para a vinha”. Ele diz isso a todos os que O amam, desde o início da manhã até a décima primeira hora, pois Seu povo está tristemente entregue ao pecado da ociosidade. Crianças ociosas geralmente se metem em travessuras. Elas ficam egoístas, resmungando e brigando. Deus fez o homem para trabalhar, e o Senhor em Sua terna graça nos pede que trabalhemos para Ele.
Terminada a jornada de trabalho, vinham os trabalhadores para serem pagos. E alguns pensaram muito em todo o trabalho que haviam feito. Eles falaram do fardo e do calor do dia e pensaram que seu trabalho valia muito dinheiro. Pobres homens tolos! Era a graça do pai de família que era tão preciosa. Por que o Senhor deveria nos permitir o privilégio de fazer qualquer coisa para Ele? Por que Ele deveria Se dar ao trabalho de nos buscar e nos estimular a trabalhar para Ele? É seu privilégio trabalhar para o Senhor; o favor é d’Ele ao pedir que você vá e trabalhe em Sua vinha. Portanto, esses homens estavam completamente errados. Todos recebiam o salário ajustado, o denário, que era uma remuneração completa por um dia inteiro de trabalho. A lição que nos foi ensinada é que tudo é graça no Senhor que recompensa Seu povo, e Ele não Se esquece de um copo de água fria dado a um discípulo em Seu nome.
Alguns pensam em recompensa; eles estão trabalhando pelo denário. Outros têm seus pensamentos em seu Mestre; eles estão trabalhando por amor. Estamos trabalhando para o Senhor, ou ainda estamos ociosos na praça, tendo Satanás procurando algum dano para nossas mãos ociosas fazerem? E se estamos trabalhando na vinha, estamos trabalhando por amor ou recompensa?
O garotinho que cuidava dos pobres inválidos nos ensina uma lição, pois, como disse sua mãe: “Amamos fazer isso, servir ao Senhor Jesus Cristo”. Feliz é o povo de Deus que está trabalhando na vinha do Senhor por amor ao bendito Salvador que morreu por eles e que muito em breve os levará ao Seu descanso!
Faithful Words for Young and Old, vol. 3 (adaptado)