Origem: Revista O Cristão – Batismo
“Um Só Senhor, Uma Só Fé, Um Só Batismo”
A Igreja, como batizada em um corpo pelo Espírito Santo, realmente não tem comissão para batizar, como foi dado aos onze discípulos em Mateus 28. Embora ainda seja algo de boa ordem seguir a comissão, não é a parte predominante do nosso ministério. Em vez disso, o ministério da assembleia é buscar trazer os crentes à consciência de sua posição como membros de Cristo ascendido e glorificado. Paulo recebeu a responsabilidade de testemunhar a união de Cristo e Sua Igreja. Este também era Seu corpo e a casa de Deus – a habitação de Deus pelo Espírito. Paulo, assim como aqueles a quem Pedro pregou em Atos 2:38, foi batizado, mas não foi enviado para batizar. A comissão de Paulo não colocou de lado o batismo, tanto que ele batizou ocasionalmente, quando necessário. Ele não fez do batismo mais do que era necessário, mas reconhecia sua importância no lugar que Deus havia dado a isso. Ele não fazia parte de Sua comissão, e é nesse espírito que devemos ver o batismo agora.
Duas visões
Uma das principais dificuldades relacionadas ao batismo tem sido a questão do batismo na confissão de fé e no batismo Cristão de casas. Alguns sustentam que, como não há um mandamento direto na Escritura para batizar crianças pequenas em casas Cristãs, os crentes devem abster-se de fazê-lo e devem esperar até que seus filhos fiquem mais velhos e claramente confessem Cristo como seu Senhor e Salvador. Outros acham que, embora não exista um mandamento direto, a Escritura incentiva os pais Cristãos a exercitar a fé ao batizar seus filhos pequenos e, assim, colocá-los sob o senhorio de Cristo, o terreno de “um só Senhor, uma só fé”.
Não é nosso objetivo aqui abordar as várias Escrituras e considerações que apoiam essas duas posições. Não apenas o espaço não permitiria isso, mas também não desejamos introduzir controvérsia ou procurar persuadir alguém de uma visão específica. Antes, gostaríamos de salientar a verdade do que lemos em Efésios 4:5: Há “um só Senhor, uma só fé, um só batismo”. Percebemos que o versículo anterior fala sobre a verdade que Paulo recebeu, a saber, “um só corpo e um só Espírito”. Esta é a verdade da assembleia – a verdade devidamente confiada a Paulo para ser transmitida. Sem dúvida, foi essa verdade relacionada à assembleia a qual Paulo se referiu quando disse: “porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus” (At 20:27). Porém, um segundo e mais amplo círculo de bênçãos é mencionado no versículo 5. Isso inclui todos os que confessam o nome de Cristo, que professam publicamente e reconhecem a Cristo como Senhor, mesmo que apenas como professos. É nessa posição que o batismo nos traz.
Um só batismo
Em vista disso, a expressão “um só Senhor, uma só fé, um só batismo” assume importância para nós. Podemos entrar nesta esfera de profissão em momentos diferentes, e mesmo de maneiras diferentes, mas permanece o fato de que há apenas um só Senhor, uma só fé e um só batismo. Existe apenas uma casa de Deus, mesmo que agora ela tenha se tornado uma “grande casa” com vasos tanto para honra como para desonra nela (2 Tm 2:20). “Todo aquele que profere o nome do Senhor” (2 Tm 2:19 – AIBB) é, por profissão, parte desta casa. É ali que o senhorio de Cristo é reconhecido, e é ali que a fé Cristã é honrada, mesmo que haja muita coisa contrária à Palavra de Deus e muitos que não são genuínos. Se fomos batizados em nome do Senhor Jesus Cristo e Seu nome foi colocado sobre nós, estamos nessa posição. Não existem duas posições assim.
Não vamos, então, fazer do batismo um assunto de controvérsia, nem forçar sua importância além do que a Escritura lhe dá. Vamos reconhecer os diferentes exercícios que existem quanto ao batismo Cristão de casas e quanto ao batismo mediante confissão de fé e prossigamos juntos. É um privilégio professar o nome de Cristo neste mundo e sofrer reprovação por causa d’Ele.