Origem: Revista O Cristão – Vales
O Vale da Sombra da Morte
Eu sugeriria que as palavras “vale da sombra da morte” (Sl 23:4) significam simplesmente esta Terra, o lugar onde a morte reina, e aquele que tem o poder da morte, ou seja, o diabo, “o príncipe deste mundo” e “o deus deste mundo”. Toda a cena ao nosso redor tem o selo da morte e está sob a sombra, ou seja, o poder da morte. Encontramos quase a mesma expressão em Mateus 4:16, onde se diz sobre a Galileia dos gentios: “O povo, que estava assentado em trevas, viu grande luz; e aos que estavam assentados na região e sombra da morte a luz raiou”.
O profeta não fala dos moribundos ou mortos, mas dos habitantes daquela parte de Canaã que foi chamada “Galileia dos gentios”, em parte devido à ignorância de seus habitantes, e em parte porque essa porção de Canaã era, mais do que qualquer outra, frequentado por gentios. Eles são, portanto, representados como “assentados em trevas” e na “região e sombra da morte”, isto é, neste mundo. Quanto ao crente, tanto no Velho quanto no Novo Testamento, ele deveria estar apenas andando em ou passando por este mundo – “o vale da sombra da morte” – enquanto os filhos deste mundo estão assentados nesta sombra da morte, em toda a falsa segurança que os caracterizou desde os dias de Caim.
O príncipe e deus deste mundo
Teria esse mundo, com sua agradável aparência, perdido algo de seu caráter solene como o “vale da sombra da morte”, desde que o Senhor da glória foi morto aqui? Foi quando nosso Senhor estava em Seu caminho ao Getsêmani, que, pela primeira vez na Palavra de Deus, encontramos Satanás chamado de “o príncipe deste mundo”. O grande inimigo de Deus e do homem nunca havia se manifestado tão claramente como “o príncipe deste mundo” como quando ele reuniu os gentios e Israel ao redor da cruz, para matar o amado Filho de Deus.
Mas há um aspecto ainda mais solene sob o qual encontramos Satanás mencionado em 2 Coríntios. Um título ainda mais solene é dado a ele; Ele é chamado de “o deus deste século [mundo – TB]” (2 Co 4:4). É porque Satanás, que está por trás do anticristo, logo se estabelecerá no templo em Jerusalém, “querendo parecer Deus”. Ele agora está cegando o coração dos homens contra a luz gloriosa do evangelho. Ele agora está preparando tudo para o tempo em que o mundo adorará a besta, seu primeiro agente, para a rebelião final contra Deus. Penso que é por essa razão que encontramos Satanás chamado “o deus deste mundo”.
Uma terra inimiga
Caros Cristãos, temos suficientemente claro em nossa mente que é pela Terra do terrível inimigo que você e eu estamos passando? Uma terra onde o fluxo de eventos está acelerando em direção à terrível catástrofe do fim! Você gostaria de ficar em uma Terra que está às vésperas da guerra com seu próprio país? Onde o massacre está se preparando ao seu redor, e os pés são rápidos para derramar o sangue de todos a quem você ama? Você dormiria, mesmo que por uma noite, em um lugar como esse, se pudesse evitar? Certamente não. Pelo contrário, seu único e constante cuidado seria encontrar um caminho estreito e seguro para atravessar o mais rápido possível. Você não esqueceria nem por um momento que está na terra de um inimigo. Ou você gostaria de morar em uma casa cujas paredes estivessem manchadas com o sangue de seus parentes mais próximos e mais queridos? Devo lembrá-lo de um santo do Velho Testamento, para quem a terra que Deus havia prometido, a ele e a sua semente, era como um país estrangeiro, depois que ele entrou nela. E por quê? Porque os amorreus então habitavam naquela terra; O tempo de Deus, quando Abraão e sua semente deveriam possuir a terra, ainda não havia chegado, “porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia” (Gn 15:16).
É esta Terra, onde o sangue do Filho de Deus foi derramado, algo mais para você além do vale da sombra da morte? Ou é para você algo mais do que uma tumba vazia onde seu Senhor foi sepultado? “Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da Terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus” (Cl 3:1-3).