Origem: Mensagens do Amor de Deus – A Velha Escadaria de Pedra

Maravilhas da Criação de Deus: Formigas Cortadeiras de Folhas – Parte 1


“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” (1 Pedro 5:8).

Existem milhares de espécies de formigas em todo o mundo, e todas são extremamente interessantes. A formiga cortadeira de folha, com sua sociedade complexa e bem organizada, é uma espécie fascinante. Algumas dessas colônias na América Central e do Sul podem conter 8 milhões de formigas. Elas escavam enormes ninhos subterrâneos com diferentes compartimentos para diferentes propósitos.

Essas formigas não comem sementes, frutas ou qualquer outro alimento, exceto a seiva das folhas que cortam e os alimentos que cultivam. Elas cultivam fungos, como cogumelos, nas folhas que cortam. Antes de começar a cultivar, levar os pedaços de folhas para o formigueiro é um grande projeto.

Primeiro, as formigas operárias de médio porte, chamadas formigas médias, encontram uma árvore com o tipo certo de folhas e marcam uma trilha até a árvore com substâncias químicas especiais chamadas feromônios. Então, muitas formigas médias seguem a trilha de feromônios até aquela árvore. Elas encontram boas folhas e cortam seções semicirculares muito maiores do que elas mesmas com suas mandíbulas afiadas agindo como uma boa tesoura. Esses pedaços de folhas são mantidos em sua boca sobre sua cabeça e carregados de volta para o formigueiro. O peso que elas carregam é como se cada um de nós carregasse mais de 272 Kg entre os dentes! Cada operária carregando um pedaço de folha se junta a centenas de outras, caminhando em fila de volta ao formigueiro pela trilha marcada. A trilha pode ter cerca de 120 ou 160 metros de comprimento. Isso seria como uma pessoa caminhando 32 km com uma carga pesada. Provavelmente elas fazem essa viagem de ida e volta várias vezes por noite.

Às vezes, moscas parasitas, que querem depositar ovos na cabeça da formiga-carregadeira enquanto ela está ocupada com sua carga, pousam na folha esperando uma oportunidade para atacar. Mas as formigas estão preparadas para esse inimigo. Elas têm formiguinhas chamadas “mínimas”, que viajam junto com as formigas médias, observando para espantar quaisquer moscas que apareçam.

Vivemos em um mundo onde há inimigos para a maioria das criaturas. As pequenas formigas “mínimas” podem não parecer muito importantes, mas são muito importantes na sociedade das formigas cortadeiras de folhas. Vigiar os inimigos e defender dos inimigos as suas companheiras formigas é uma de suas funções. Se você for uma criança, provavelmente tem pais que cuidam de você para protegê-la de perigos. Mas também somos todos chamados a ser vigilantes porque Satanás, que é o nosso maior inimigo, quer destruir nossa vida, mesmo que não possa destruir nossa alma. O Senhor nos deu a oração, a Bíblia e o escudo da fé para nos ajudar nessa luta. Você está usando essas coisas?

(continua)

Compartilhar
Rolar para cima