Origem: Revista O Cristão – Vencendo
O Vencedor nas Sete Igrejas
Podemos ver o vencedor em Apocalipse 2-3 de três maneiras: histórica, profética e moral. Vamos considerar o vencedor em cada uma das cartas do ponto de vista profético.
Éfeso
Éfeso retrata o início do período da Igreja. É o estado da Igreja logo após os dias dos apóstolos, e Ele diz a ela: “deixaste o teu primeiro amor” (cap. 2:4 – ACF).
“Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus” (v. 7). A árvore da vida no jardim do Éden foi guardada, para que as pessoas não vivessem para sempre em seus pecados. Aqui a árvore da vida é Cristo, e não há restrições contra se alimentar dela.
Em um sentido real, todo Cristão é um vencedor. Todo crente compartilhará dos privilégios prometidos a cada igreja. Não há Cristãos que não comam da árvore da vida.
Esmirna
A visão profética de Esmirna representa os anos desde o tempo dos apóstolos até o ano 313, durante o qual a Igreja estava passando por uma terrível perseguição.
Encontramos o vencedor em Esmirna, no versículo 11: “O que vencer não receberá o dano da segunda morte”. Eles poderiam ser torturados aqui embaixo, mas Ele os conforta com o pensamento de que eles não teriam que morrer duas vezes. Alguém disse: “Se você nascer duas vezes, morrerá apenas uma vez, mas se você nascer apenas uma vez, terá que morrer duas vezes”.
Pérgamo
Pérgamo seguiu logo após o tempo da perseguição. Pérgamo significa “duas vezes ou muito casada”. Pérgamo era casada com o mundo. Constantino foi usado por Satanás para isso acontecer.
“Ao que vencer darei Eu a comer do maná escondido e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe” (v. 17). O maná estava escondido na arca do Velho Testamento. Sobre a arca estava o propiciatório onde o sangue era colocado. O querubim olhava para baixo para ele. Eles prefiguram Deus olhando para baixo em julgamento.
O maná é uma figura de Cristo em humilhação. “E o pão que Eu der é a Minha carne, que Eu darei pela vida do mundo” (Jo 6:51). No céu, você e eu vamos nos alimentar d’Ele e desfrutar do fato de que Ele foi uma vez um Homem aqui embaixo, e Ele permanece um Homem para sempre, pois Ele era o Servo que teve Sua orelha furada para servir eternamente (Êx 21:16). O Senhor nunca deixará de ser Homem.
A pedra branca com o novo nome escrito mostra Sua aprovação secreta. Eu nunca saberei o seu, nem você o meu. É aprovação individual.
Tiatira
Tiatira significa “incenso queimando”, o que é bastante característico desse sistema, o catolicismo.
“Mas Eu vos digo a vós e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei. Mas o que tendes, retende-o até que Eu venha. E ao que vencer e guardar até ao fim as Minhas obras, Eu lhe darei poder sobre as nações” (vs. 24-26).
Por que a recompensa do “poder sobre as nações” é dada a essa igreja e não às outras? A igreja católica tem lutado pelo poder mundial durante todos os seus dias. Mas existem alguns verdadeiros crentes nesse sistema, de modo que o vencedor receberá, em um dia futuro, o que o sistema deseja agora, “poder sobre as nações”. Em associação com o Senhor, o vencedor receberá o que a igreja está buscando hoje. Isso não nos mostra quão impróprio é para nós estarmos buscando poder agora? Os crentes terão um lugar muito mais elevado do que este mundo – vamos julgar os anjos. O Senhor quer que atravessemos esse mundo agora tão silenciosamente quanto pudermos.
Sardes
Sardes começou com o que surgiu da Reforma. No princípio houve uma grande obra do Espírito, mas depois foi trazida a uma grande profissão de meras palavras. “Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes e Comigo andarão de branco, porquanto são dignas disso” (cap. 3:4) Havia “em Sardes algumas pessoas”. Mesmo nesse grande sistema haverá algumas almas salvas no final.
“O que vencer será vestido de vestes brancas”. “Vestes brancas” significa justiça. “E de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de Meu Pai e diante dos Seus anjos” (v. 5). Houve um tempo depois da Reforma na Alemanha, quando todas as crianças, já quando nasciam, se tornavam membros da igreja; o livro da igreja se tornou um professo livro da vida, pois em seu catecismo eles afirmam: “Meu batismo no qual nasci de novo e me tornei membro do corpo de Cristo”. Assim, o registro do estado professa se tornar um registro daqueles que nasceram de novo e membros do corpo de Cristo. Muitos nomes foram apagados desse livro à medida que cresciam e se tornavam homens e mulheres ímpios. O Senhor não risca nenhum nome de Seu livro da vida. “Porquanto são dignas” (v. 4) se refere àqueles que verdadeiramente se arrependeram e eram verdadeiros.
Filadélfia
Filadélfia significa “amor fraterno” ou “amor pelos irmãos”. Existem três características de Filadélfia: Eles têm pouca força, eles têm guardado a Sua Palavra, e não negam o Seu nome. Às vezes vemos nos cartazes dos homens mais fortes conhecidos, com os músculos inchados, mas não vemos fotos dos homens mais fracos. Filadélfia tem um pouco de força para fazer o mais importante – guardar a Sua Palavra.
“Eis que Eu farei aos da sinagoga de Satanás (aos que se dizem judeus e não são, mas mentem ), eis que Eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que Eu te amo” (v. 9). Quem são eles? Eles são os professores que dizem que são judeus se colocando sob a lei. O tempo está chegando quando o Senhor terá uma demonstração pública da verdade e fará o mundo conhecer e confessar a Sua justiça. Verdadeiros crentes serão guardados da grande tribulação.
“Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa” (v. 11). Ao longo dos últimos quarenta anos, encontrei grupos de jovens que ouviram essas coisas, mas, durante esse período, alguns desistiram, venderam tudo e mergulharam no mundo. É muito triste ver pessoas desistindo. Aqui nos é dito para “guardar”.
“A quem vencer, Eu o farei coluna no templo do Meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do Meu Deus e o nome da cidade do Meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do Meu Deus, e também o Meu novo nome” (v. 12). “Meu” é usado cinco vezes neste verso, e isso o torna muito íntimo. É algo como nos tornando “herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo”. Vamos continuar caminhando sem um nome até que tenhamos este novo nome.
A “coroa” é a recompensa da aprovação do Senhor. Haverá um tempo em que esses santos que têm coroas não as usarão, mas as lançarão a Seus pés, pois perceberão que somente Ele é digno de todo louvor, pois tudo o que conquistamos foi por meio de Seu poder e graça. Esse é o vencedor em Filadélfia.
Laodiceia
Laodiceia significa “voz do povo”. É caracterizada por mornidão e indiferença. Isto é uma praga sobre toda a profissão de hoje – mornidão.
“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, Comigo” (Ap 3:20). Assim, descobrimos que, mesmo em Laodicéia, pode haver alguns que têm ouvidos para ouvir. Mas Ele está fora de todo o sistema e está batendo à porta de corações individualmente.
“Ao que vencer lhe concederei que se assente Comigo no Meu trono; assim como Eu venci, e Me assentei com Meu Pai no Seu trono” (v. 21). A recompensa do vencedor aqui não é tão alta quanto à de Filadélfia, mas ainda pode haver um vencedor em Laodicéia.
“Assim, porque és morno e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da Minha boca” (v. 16). O Senhor vindo e tirando os verdadeiros crentes do mundo será o vomitar dos falsos. Muito se passa sob o nome de Cristo, mas O deixam de fora e isso é apenas formalismo morto e repugnante para Ele. Não há realidade, apenas indo com os movimentos. Não há coração para Cristo.
Estamos vivendo na era de Laodicéia, mas não precisamos ser laodiceanos. É preciso graça e verdade. Deus nos deu a graça, então sigamos em fidelidade para com Ele.
