Origem: Revista O Cristão – Opinião versus Verdade
A Verdade de Deus
Eu acredito que a Escritura é a Palavra de Deus, é uma revelação vinda de Deus, de Sua mente, Seus pensamentos, Seus propósitos e Seus conselhos. Temos na Escritura a verdade escrita, e na Pessoa do Senhor Jesus Cristo temos a verdade encarnada. O resultado é que o homem que recebe a verdade da Escritura no poder do Espírito Santo será invariavelmente colocado em contato com Cristo, que é a Verdade.
Primeiro, então, você pode me perguntar: “O que é a verdade?” A verdade é a expressão e delineação exata, perfeita e absoluta daquilo que é. A Escritura não diz que Deus é a Verdade. Deus é verdadeiro, mas do Senhor Jesus Cristo é dito: “A graça e a verdade vieram por Jesus Cristo” (Jo 1:17). Ele mesmo disse: “Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14:6). Ele era a Verdade, e Ele era a Verdade sobre todas as coisas – a Verdade sobre Deus, a Verdade sobre o homem, a Verdade sobre o coração de Deus, a natureza de Deus e as reivindicações de Deus, e a Verdade, além disso, sobre o homem em todas as relações possíveis de seu ser.
Ele não era um mero Homem, pois também era verdadeiramente Deus. No entanto, Ele era um Homem real, verdadeiro e perfeito, e como Homem Ele estava neste mundo para declarar Deus e encontrar o homem divinamente. “Eu para isso nasci”, Ele disse, “e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade” (Jo 18:37). Ninguém poderia revelar Deus e ninguém poderia desvendar o amor de Deus ou declarar o coração de Deus a não ser Aquele que veio de Deus. Não havia ninguém que conhecesse as reivindicações de Deus e pudesse atender a essas reivindicações, exceto Aquele que veio de Deus. Ele teria que vir de Deus se quisesse trazer Deus até nós, e Ele teria que ser um Homem, um Homem de verdade, para nos levar a Deus, porque somos homens e pecadores. O pecado carrega suas consequências e merece julgamento, e a verdade quanto a isso por si só é vista plenamente em Cristo.
A verdade absoluta
No Senhor Jesus Cristo, a verdade absoluta sobre tudo é formosamente combinada. A verdade perfeita e completa sobre todas as coisas é vista em cada parte, sem que um lado da verdade se destaque mais do que outro. Recebemos a verdade de que “Deus é amor”, por exemplo, e vemos a realidade da verdade do amor de Deus no sacrifício próprio de Cristo, pois Ele Se entregou para revelar o coração de Deus a nós e nos levar a Deus por meio de Sua morte.
Jesus disse que Ele era o Filho de Deus. Somente o Filho poderia tornar o Pai conhecido. Certamente, como Ele mesmo disse: “Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do Homem, que está no céu” (Jo 3:13). Essa afirmação deve ser aceita ou rejeitada. Devo aceitar o que Ele diz, devo reconhecer a verdade de que Ele veio do céu, ou devo me recusar absolutamente a acreditar nisso e proclamar que Cristo é Aquele que conscientemente falou o que não era verdade. Se Ele disse uma única palavra que não era verdade, então Ele não pode ser a Verdade. Digo isso da maneira mais direta possível, pois devo reconhecê-Lo ser o que Ele disse que era ou então negar-Lhe todo o direito à lealdade do meu coração e consciência.
Ele é Quem disse que era
Embora eu fale assim, tenho prazer em reconhecer e crer de coração que Ele é Quem Ele disse que era. Eu provei que Ele era o que Ele disse que era – o Salvador. Se você nunca O conheceu como seu Salvador, mas aceita a verdade do que Ele diz sobre Si mesmo, descobrirá que precisa de um Salvador e que Ele é esse Salvador, e somente Ele. Sei muito bem que os homens gostariam de deixar de lado Sua exigência com o argumento de que não precisam ser salvos. Mas temos que ir para a eternidade! Temos que encontrar Deus, e como vamos encontrá-Lo? Você está preparado para encontrá-Lo? O Senhor disse: “Todo aquele que é da verdade ouve a Minha voz” (Jo 18:37).
Chego, portanto, à pergunta, uma pergunta importante para você e para mim: “Eu tenho a verdade?” Se eu não sou da verdade, não ouvi a voz d’Ele. O homem que não ouviu a voz do Filho de Deus não possui a verdade. Você pode ouvir outras vozes, pois há muitas vozes hoje em dia. A voz da verdade é a d’Aquele que poderia dizer: “Eu Sou a verdade”, e que poderia dizer ao homem que Lhe disse que tinha poder para matá-Lo: “Nenhum poder terias contra Mim, se de cima te não fosse dado; mas aquele que Me entregou a ti maior pecado tem” (Jo 19:11). Ele é Aquele que disse: “Todo aquele que é da verdade ouve a Minha voz”. Você já ouviu a voz d’Ele?