Origem: Revista O Cristão – A Vida de Jacó

A Vida de Jacó


A vida de Jacó é um estudo fascinante das relações de Deus com a natureza humana na vida dos Seus. Todos nós podemos ver algo de nós mesmos na vida de Jacó e seus filhos, e podemos e devemos aprender lições valiosas de como Deus fez todas as coisas cooperarem juntas para o bem de Jacó, apesar de seus defeitos e falhas. Deus foi fiel às Suas promessas a Jacó, mas Se mantendo fiel à Sua própria santidade ao tratar com ele.

Embora Jacó fosse herdeiro das promessas e valorizasse as bênçãos de Deus, ele não as buscou pela fé, mas tentou de maneira pecaminosa e enganosa obtê-las: primeiro como ele comprou a primogenitura de seu irmão Esaú e depois obteve a bênção de seu pai, mentindo e o enganando. Como consequência, Jacó se tornou um vagueante de um lado para o outro a maior parte de sua vida, mas Deus foi fiel com ele, o ensinando, por meio de muitas amargas lições pessoais e familiares, a confiar em Deus e não em si mesmo.

No final de sua vida, Jacó subiu à altura dos pensamentos de Deus e, pela fé, chamou todos os seus filhos diante de si e os abençoou. Jacó, o suplantador, foi renomeado por Deus, com o nome de Israel, o príncipe com Deus. No entanto, ele e seus descendentes são frequentemente referidos pelo antigo nome em vez do novo, como aqueles que andam no caráter do antigo em vez do novo. Nós somos como Jacó? Nossa vida mostra que andamos segundo nossa velha natureza ou segundo a nova natureza?

Tema da edição

Compartilhar
Rolar para cima