Origem: Revista O Cristão – Vida e Morte
Vida e Morte
Na Escritura, os termos “vida” e “morte” são usados em várias conexões e, portanto, em sentidos que diferem. Eles são usados em relação ao corpo natural; eles são usados, também, em relação ao estado moral interior do homem; e são usados em relação ao homem em seu estado eterno. O homem, como inicialmente criado, estava, como criatura, moralmente vivo ao ser colocado no Éden. Ele tinha vida natural em seu corpo; ele não tinha vida eterna e divina em corpo, alma ou espírito.
A desobediência trouxe a morte moral – morte em ofensas e pecados; ela implicou mortalidade no transgressor, colocou-o sob o poder da morte (física) e apontou para a segunda morte – a separação eterna de Deus.
A fé dá uma nova natureza, divina, uma semente que é incorruptível. A essa semente pertencem as afeições, os pensamentos, as intenções, os desejos, que fluem, todos eles, de Cristo e, pelo Espírito, retornam a Deus. Isso é mostrado em nós enquanto estamos no corpo, enquanto estamos a caminho em direção a Deus – enquanto esperamos por Cristo e pelo corpo glorioso que Ele nos dará. Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em Seu Filho.