Origem: Revista O Cristão – Eva, Sara e Rebeca

As Virtudes de Rebeca

Quando o servo se pôs do lado do poço próximo a cidade de Naor, com seus camelos, ele os fez ajoelhar. Então ele orou e pediu ao Senhor que o ajudasse em sua escolha. Ele tinha algumas coisas em mente que iria buscar na jovem que iria escolher, e então pediu ao Senhor que o direcionasse. Qualquer jovem homem Cristão que lê sua Bíblia cuidadosamente aprenderá a respeito do cortesia (1 Pe 3:7-8), gentileza e diligência (Pv 31:10-31) que há numa jovem piedosa. Se alguma dessas coisas estiver faltando, ele deve se perguntar como esta poderia ser a correta. O servo, entretanto, pediu ao Senhor por direção para encontrar a jovem que teria estas características. Também é importante ver onde ele a procurou. Não era na rua movimentada da cidade, mas ao lado do poço. Isso nos faz pensar em um lugar onde a Palavra de Deus é lida e falada. O Senhor Jesus disse: “Porque a água que Eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna” (Jo 4:14). Você não pode esperar encontrar a garota certa no lugar errado. Você a encontrará no caminho da obediência, tipificado aqui pela água do poço (Ef 5:26).

Além disso, o criado pediu que ele não apenas conhecesse o caminho certo por sua cortesia, gentileza e diligência, mas pelo fato de ela o ter refrescado, e também por dar água a seus camelos, ajudá-lo em sua jornada como uma verdadeira ajudante. Algumas meninas não são de ajuda espiritual para o jovem que as tira. Elas o podem arrastá-lo para baixo em vez de ajudá-lo, e o impedem em sua jornada espiritual. Caro jovem crente, se você encontrar a garota certa, descobrirá que ela refrescará sua alma no Senhor, e se ela não fizer isso desde o início, tenha cuidado.

Enquanto o servo estava orando e pedindo a orientação do Senhor, Rebeca saiu ao poço. Ele então se aproximou dela com cortesia e pediu um copo de água na jarra. Ela respeitosamente deu-lhe uma bebida e se ofereceu para tirar água para seus dez camelos. Que tarefa era essa: tirar água para dez camelos, mas ela fez isso rápida e voluntariamente! O servo só podia imaginar e manter a paz enquanto ela o fazia. Sua oração foi mais do que respondida. Ele não havia pedido boa aparência, pois a beleza é apenas superficial, mas ele buscava a beleza que permanece conforme a Escritura diz: “Enganosa é a graça, e vaidade, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada” (Pv 31:30). Mas agora o servo havia encontrado a beleza que habita, em uma donzela que era “mui formosa à vista”. Como o Senhor se deleita em exceder Suas promessas e fazer por nós mais do que pedimos ou pensamos!

Uma Palavra Sobre Namoro, G. H. Hayhoe

Compartilhar
Rolar para cima