Origem: Revista O Cristão – A Voz e A Vontade do Senhor

Conhecendo a Vontade de Deus

“Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso” (Mt 6:22 – ARA). As pessoas gostariam de um meio conveniente e confortável de conhecer a vontade de Deus, como se pudesse obter uma receita para qualquer coisa, mas não existe nenhum meio de descobri-la sem referência ao estado de nossa própria alma.

Além disso, muitas vezes somos demasiadamente importantes aos nossos próprios olhos, e nos enganamos supondo haver alguma vontade de Deus neste ou naquele caso. Deus talvez não tenha nada a nos dizer sobre tal questão, sendo que o mal está totalmente na agitação que causamos a nós mesmos. A vontade de Deus talvez seja que tomemos silenciosamente um lugar insignificante.

Além disso, às vezes buscamos a vontade de Deus, desejando saber como agir em circunstâncias nas quais não é Sua vontade que sejamos encontrados.

Esteja certo de que, se estivermos perto o suficiente de Deus, não teremos dificuldade em conhecer Sua vontade. Em uma vida longa e ativa, muitas vezes pode acontecer que Deus, em Seu amor, nem sempre nos revele imediatamente Sua vontade, para que possamos sentir nossa dependência, particularmente quando o indivíduo tem a tendência de agir de acordo com sua própria vontade.

É, portanto, a vontade de Deus, e uma vontade preciosa, que só sejamos capazes de discerni-la de acordo com nosso próprio estado espiritual. Em geral, quando pensamos estar julgando as circunstâncias, é Deus Quem está julgando nosso estado. Nossa tarefa é manter-nos perto d’Ele. Deus não seria Bom para nós se Ele nos permitisse descobrir Sua vontade sem isso. Poderia ser conveniente apenas ter um diretor de consciências, e assim seríamos poupados da descoberta e do castigo de nossa condição moral. Assim, se você busca como descobrir a vontade de Deus sem isso, você está buscando o mal. É o que vemos todos os dias.

Um Cristão está em dúvida, em perplexidade; outro, mais espiritual, vê tão claro quanto o dia, e fica surpreso, não vê dificuldade e acaba entendendo que a dificuldade está apenas no estado de alma do outro.

J. N. Darby

Compartilhar
Rolar para cima