Origem: Livro: O Divino Terreno de Reunião

1 Coríntios 10

1 Coríntios 10:15-21 

“Falo como a sábios; julgai vós mesmos o que digo. Porventura, o cálice de bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é, porventura, a comunhão do corpo de Cristo? Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo; porque todos participamos do mesmo pão. Vede a Israel segundo a carne; os que comem dos sacrifícios não são, porventura, participantes do altar? Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Antes, digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios. Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios”.

Deus formou esse corpo pelo Seu Espírito. Somos instruídos a nos esforçar para manter a unidade do Espírito – fazer o que pudermos, pela graça de Deus, para agir de tal maneira em nosso relacionamento uns com os outros, de uma forma bíblica com relação à verdade daquilo que Deus formou por Seu Espírito. Deus formou um corpo e, ao nos esforçarmos para manter a unidade do Espírito, queremos agir de tal forma a mostrar que existe um corpo formado pelo Espírito de Deus.

Uma das maneiras, na verdade a principal, que Deus deu ao Seu povo para manifestar que há um só corpo está em todos os crentes participarem do mesmo pão. Encontramos em 1 Coríntios 10 que, “o cálice da bênção que abençoamos a comunhão do sangue de Cristo”, é mencionado primeiro porque, antes de podermos dar o passo que nos levaria à mesa do Senhor, precisamos conhecer a base para nossa aceitação lá, e esse é o precioso sangue de Cristo. Ao sermos salvos pelo precioso sangue de Cristo, somos habitados pelo Espírito Santo. Por sermos habitados pelo Espírito Santo, somos feitos membros do corpo de Cristo e, por sermos membros do corpo de Cristo, nosso lugar é na mesa do Senhor – Ter comunhão com o Senhor à mesa do Senhor.

Em seguida, lemos sobre o corpo: “O pão que partimos não é, porventura, a comunhão do corpo de Cristo?”. Irmãos. Quando contemplamos aquele pão sobre a mesa, vemos representados ali – naquele pão – cada membro do corpo de Cristo – todos ali representados – um pão, um corpo! Lemos ainda no versículo 17: “Nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo” – um pão! Olhamos para aquele pão na manhã do Dia do Senhor, e o que vemos lá é o símbolo que Deus nos deu para representar o que Deus formou pelo Seu Espírito: o único corpo de Cristo. E o versículo ainda diz: “Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo; porque todos participamos do mesmo pão”“um só pão”!

Em Corinto eles estavam verdadeiramente participando de um pão! Mas e hoje? Quantos lugares haverá no próximo Dia do Senhor nesta cidade onde haverá um pão e um cálice de vinho sobre a mesa? E cada um desses grupos alegarão que estão “reunidos ao nome do Senhor Jesus Cristo”. Eles alegarão que aquela é a mesa do Senhor e que estão mostrando que há um só corpo. A Palavra de Deus, no entanto, afirma na linguagem mais forte possível que há apenas uma forma pela qual pode ser manifestado que todos somos membros de um só corpo, e esta maneira é participando de um só pão – não uma dúzia de pães ou vinte ou cinquenta, mas um pão.

Agora, muito obviamente, não é uma questão de todos tentando entrar em um único edifício. Alguém pode dizer: “Como você pode reunir todos os crentes da cidade em um edifício”? Irmãos, essa não é a dificuldade. A dificuldade é que muitos participam de diferentes pães. Não pode ser que dois grupos possam participar de dois pães, independentes um de outro grupo, e ambos expressem a verdade de que existe um só corpo. Se isso for verdade, digo reverentemente que devemos então tirar o capítulo 10 de 1 Coríntios de nossas bíblias.

Um corpo. Se você é verdadeiramente salvo, então é habitado pelo Espírito de Deus e é membro do corpo de Cristo. Você está representado no único pão. Se, na manhã do Dia do Senhor, você não participar do pão, você está dizendo na prática que não é membro do corpo de Cristo nem está representado no pão. Agora você diz: “Não quero dizer isso”, mas a Palavra de Deus diz aqui: “Nós, sendo muitos, somos um só pão, e um só corpo: pois todos participamos do mesmo pão”.

Em 1 Coríntios 10, lemos sobre a mesa do Senhor – não mesas – e à mesa do Senhor, reunidos biblicamente, nós participamos em comunhão com o Senhor à Sua mesa. Ali temos comunhão com Ele. Agora também lemos sobre as mesas dos demônios. A referência aqui é a Deuteronômio 32:15-17. A sugestão de que as mesas que os homens estabeleceram, onde muitos queridos filhos de Deus se reúnem, sejam “mesas de demônios” não é apenas antibíblica – , é assustadora. É uma coisa terrível até mesmo sugerir tal coisa. Deus nunca pretendeu que pensássemos na verdade de Deus dessa maneira.

Quando Ele fala da mesa dos demônios, Ele estava falando aqui, especificamente em Corinto, daqueles que estavam participando daquilo que era oferecido aos ídolos, e Ele fala daquilo que era oferecido aos ídolos como vindo da mesa dos demônios. Pode haver, e sem dúvida há, muitas mesas que são do homem, mas nunca sequer pensemos em nosso coração que onde o povo do Senhor se reúne, mesmo em divisão, poderia ser chamado de mesas de demônios.

Compartilhar
Rolar para cima