Origem: Livro: Aos Pais de Meus Netos
11) Arquipo
“Paulo, prisioneiro de Jesus Cristo, e o irmão Timóteo, ao amado Filemom, nosso cooperador, e à nossa irmã Áfia, e a Arquipo, nosso companheiro, e à igreja que está em tua casa: graça a vós e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo” (Fm 1:1-3). Filemom era evidentemente um homem rico, com escravos sob seu comando. Um de seus escravos, Onésimo, fugiu e foi para Roma. Provavelmente ele furtou seu senhor antes de partir. Em Roma, ele conheceu o apóstolo Paulo e, por meio dele, Onésimo encontrou o Senhor e tornou-se Seu escravo.
Paulo escreve esta pequena e amável epístola, recomendando Onésimo ao seu antigo senhor, ao enviá-lo de volta. Esta é a ordem de Deus, e podemos muito bem acreditar que Filemom o recebe agora “para sempre, não já como servo; antes, mais do que servo, como irmão amado, particularmente de mim e quanto mais de ti, assim na carne como no Senhor”.
Penso que Áfia foi a esposa de Filemom, a dona da casa; e Arquipo era, podemos pensar, seu filho adulto. Seu nome significa “capitão do cavalo”. Talvez ele fosse um jovem capitão da cavalaria do exército romano. Acreditamos que eles viveram em Colossos (Cl 4:17), embora não tenhamos certeza disso. Mas sabemos que a assembleia de crentes da cidade em que viviam se reunia em sua casa.
Um serviço especial foi confiado a Arquipo, o filho. O que era esse serviço não nos é dito; mas o Apóstolo escreve: “E dizei a Arquipo: Atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para que o cumpras” (Cl 4:17). Quando o homem partiu para fora da terra, em Mt 25:14-30, ele entregou seus bens a seus próprios servos: “e a um deu cinco talentos, e a outro, dois, e a outro, um, a cada um segundo a sua capacidade [habilidade particular – JND]”. E penso que não haja nenhum de meus leitores a quem o Senhor não tenha confiado algum serviço especial… a cada um de nós de acordo com nossa habilidade particular. Talvez não façamos como o servo que recebeu um talento fez e escondamos nosso talento na terra; mas a palavra do Senhor a Arquipo vem a cada um de nós que pertencemos a Ele, e a cada um de nossos filhos, que são Seus: “Atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para que o cumpras”.
Que nós, pais ou avós, possamos ser capacitados a ajudar a treinar essas habilidades, esses talentos, para que sejam “cumpridos”, preenchidos ao máximo, usados da melhor e mais elevada maneira por cada um de nossos filhos. Temos visto que essas crianças são apenas um empréstimo do Senhor para nós, para os treinarmos para Ele mesmo. Ele deu a cada um habilidades, talentos, que eles são responsáveis por usar para Ele mesmo, e é nosso feliz privilégio procurar ajudá-los a cumprir este ministério. Que Deus nos dê a fidelidade e a sabedoria de que tanto precisamos para realmente fazer isso com sabedoria e de boa maneira para Ele, de Quem eles são e a Quem eles servem.
