Origem: Livro: Jesus é Jeová
11. Jeová-Jesus Conhece o Coração
A onisciência é uma das prerrogativas exclusivas da divindade. Somente Deus pode ler o coração de Suas criaturas. Notemos algumas das declarações do Velho Testamento quanto ao conhecimento de Jeová sobre o coração e comparemos as mesmas com aquelas de natureza semelhante aplicadas a nosso Senhor no Novo Testamento.
“Então, respondeu Jó ao SENHOR [Jeová] e disse: Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos Teus pensamentos pode ser impedido” (Jó 42:1-2).
“porque o SENHOR [Jeová] esquadrinha todos os corações e penetra todos os desígnios do pensamento. Se O buscares, Ele deixará achar-Se por ti” (1 Cr 28:9 – ARA).
“O SENHOR [Jeová] conhece os pensamentos do homem, que são vaidade” (Sl 94:11). “Porque, com fogo e com Sua espada, entrará o SENHOR [Jeová] em juízo com toda a carne… Porque conheço as suas obras e os seus pensamentos” (Is 66:16, 18).
“SENHOR [Jeová], Tu me sondaste e me conheces. Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento” (Sl 139:1-2).
“Porém o SENHOR [Jeová] disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura… porque o SENHOR [Jeová] não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR [Jeová] olha para o coração” (1 Sm 16:7).
“Volve-Te, pois, para a oração de Teu servo e para a sua súplica, ó SENHOR [Jeová], meu Deus… porque só Tu, conheces o coração de todos os filhos dos homens” (1 Rs 8:28, 39).
“Jesus, porém conhecendo os seus pensamentos, respondeu e disse-lhes: Que arrazoais em vosso coração?” (Lc 5:22).
“Mas Ele, conhecendo bem os seus pensamentos, e disse ao homem… Levanta-te” (Lc 6:8).
“Levantou-se entre eles uma discussão sobre qual deles seria o maior. Mas Jesus, sabendo o que se lhes passava no coração, tomou uma criança, colocou-a junto a Si” (Lc 9:46-47 – ARA). “E outros, tentando-O, pediam-lhe um sinal do céu. Mas conhecendo Ele os seus pensamentos, disse-lhes…” (Lc 11:16-17).
“Jesus viu Natanael vir ter com Ele e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo. Disse-Lhe Natanael: De onde me conheces Tu? Jesus respondeu e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi Eu estando tu debaixo da figueira. Natanael respondeu e disse-Lhe: Rabi, Tu és o Filho de Deus, Tu és o Rei de Israel” (Jo 1:47-49).
“E Jesus, conhecendo logo em Seu espírito que assim arrazoavam entre si, lhes disse: Por que arrazoais sobre estas coisas em vosso coração?” (Mc 2:8).
“Mas o mesmo Jesus não confiava neles, porque a todos conhecia, e não necessitava de que alguém testificasse do homem, porque Ele bem sabia o que havia no homem” (Jo 2:24-25).
“E, orando, disseram: Tu, Senhor [Cristo], que conheces o coração de todos os homens, mostra qual destes dois tens escolhido” (At 1:24).
Pode alguém ler o paralelo acima e deixar de ver que o Jeová do Velho Testamento é o Jesus do Novo? Ora,
Jesus é Jeová
