Origem: Livro: O Propósito das Provações
2) As Provações Nos Ajudam a Conhecer Melhor o Senhor
Vamos abrir em Jeremias 9:23-24, “Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas, Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em Me entender e Me conhecer” (ARF). Esses versículos mostram que é desejo de Deus que Seu povo O entenda e O conheça. Ele não quer ter um relacionamento superficial conosco, mas quer que conheçamos profunda e intimamente Seu coração. E um meio de atingir isso é permitir provações em nossas vidas. Elas têm uma maneira de nos trazer mais perto do Senhor e aprofundar nosso relacionamento com Ele – como disse o Sr. Darby: “Deus tem um lugar maior em nossos corações”.
Há certas dimensões de nosso grande Deus que só podem ser aprendidas com as experiências pelas quais passamos. Tais coisas não podem ser ensinadas sem passarmos por uma provação com Ele. E isso, como dissemos, só pode acontecer enquanto estamos aqui na Terra, pois no céu nunca seremos confrontados com circunstâncias difíceis. Em cada circunstância adversa, Deus deseja nos ensinar algo sobre Si mesmo que não poderíamos aprender de outra maneira.
Paulo quis conhecer mais intimamente o Senhor, e nós também devemos querer. Ele disse,“… para O conhecer” (Fp 3:10). Naquele ponto da vida de Paulo, ele já conhecia o Senhor por 25 ou 30 anos, contudo desejou conhecê-Lo melhor! Esse deve ser o desejo normal de cada Cristão. Muito do que temos que aprender sobre o Senhor em um sentido prático vem ao atravessarmos determinadas experiências com Ele. Isso é chamado às vezes de conhecimento experimental. Podemos aprender de Deus nas Escrituras, mas há outro lado do conhecimento d’Ele que requer a experiência de passar pelas circunstâncias com Ele. Um é conhecimento objetivo e o outro é conhecimento subjetivo. Eu gostaria de indicar alguns atributos de nosso Deus, que entenderemos mais profundamente com as provações e as tribulações.
