Origem: Livro: Impedimentos à Comunhão
2. As três expectativas do Senhor
Há uma questão que surge disso, e essa é a segunda coisa que desejo apresentar a você. Durante o pouco tempo, o intervalo de espera até que Ele venha, o que nosso Senhor espera de nós aqui? Este capítulo (Ap 22) dá a resposta. Apontamos o tríplice anúncio de Sua vinda em breve, e agora vamos olhar para suas diferentes conexões. O primeiro é: “Eis que cedo venho! Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro” (v. 7 – AIBB). Assim, Ele nos ensina que obediência é o que Ele valoriza nos Seus enquanto aguardam Sua vinda; e essa obediência, como sabemos de João 14, é a prova do nosso amor.
Quem, então, com uma palavra como esta, procurará se abster da obediência? Ao invés disso, todo verdadeiro crente dirá: “Que privilégio meu Senhor me concedeu, para me permitir declarar meu amor por Aquele a Quem o homem rejeitou, guardando Sua Palavra!” Com que prazer Seus olhos repousam sobre aqueles que, em meio a provações e até perigos, fazem deste o único objetivo da vida!
Então Ele fala novamente, e diz: “E eis que cedo venho, e o Meu galardão está Comigo para dar a cada um segundo a sua obra” (v. 12). Aqui somos ensinados que Ele procura fidelidade em Seus servos; e, além disso, que Ele os recompensará adequadamente (compare Lucas 19:12-26). Novamente, e pela última vez, Ele fala: “Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente, cedo venho” (v. 20). A resposta de João é: “Amém. Ora, vem, Senhor Jesus!” – uma resposta que deve fluir espontaneamente do coração de cada santo. Assim, somos ensinados que durante o pouco tempo que esperamos, nossas afeições são muito preciosas para Ele.
Estas são então as três coisas que Ele espera de nós agora: obediência, fidelidade e afeição. À luz dessa verdade, da perspectiva da vinda do Senhor e do que Ele valoriza em Seus santos enquanto esperam Sua volta, peço-lhe, querido irmão, que considere e decida as questões que tive o privilégio de trazer diante de você nestas cartas.
Confiando-o mais uma vez à orientação e bênção do Senhor,
Seu irmão, afetuosamente em Cristo,
