Origem: Livro: Impedimentos à Comunhão

4. Exercício da disciplina divina

Também deve haver o exercício piedoso da disciplina de acordo com a Palavra. Satanás frequentemente engana almas agora pela apresentação da falsificação da verdade. Por conta disso, é necessário estarmos atentos. Portanto, é bem possível que você aparentemente encontre os três pontos anteriores, onde há a ausência deste quarto ponto. Certifique-se, portanto, de buscar isso também, ou você pode falhar na sua busca.

A disciplina deve ser exercida em duas direções: sobre imoralidades, especificadas em 1 Coríntios 5, e sobre aqueles que sustentam falsas doutrinas (Gl 3 e 6; 2 Jo 9-11; Ap 2-3). A maioria concorda (embora possa negligenciar na prática) que os que andam desordenadamente devem ser afastados da mesa do Senhor, mas há grande oposição à aplicação da disciplina quanto à doutrina. Muito se fala sobre “liberdade de consciência”, mas nego que tenhamos qualquer liberdade de consciência contra a Palavra de Deus, à qual devemos claramente nos curvar. “À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta Palavra, é porque não há luz neles” (Is 8:20 – ACF). O apelo é convincente, mas pode-se imediatamente detectar nele o plano de Satanás. Se ele pode minar os fundamentos da verdade definida, é como se ele tivesse vencido por oposição aberta.

Um crente professo que nega o valor do sangue de Cristo está tão certamente perdido quanto um infiel declarado. Lembrar-se disso o ajudará a entender a dificuldade que se encontra para que a disciplina quanto à doutrina seja aplicada. Realmente chega a isso em alguns casos: a recepção dos inimigos de Cristo na assim chamada comunhão. Você não pode encontrar a assembleia de Deus onde não há disciplina para a doutrina, pois, a santidade sempre convém à casa de Deus.

Compartilhar
Rolar para cima