Origem: Livro: Aos Pais de Meus Netos
Abraão
Vejamos a seguir Abraão. Qual foi a causa da dor de Abraão com Ismael? Infelizmente, Abraão, o pai dos fiéis, falhou na fé. Como tantas vezes em nossos fracassos, havia uma longa história ligada a isso. O Senhor havia ordenado a Abrão que fosse para a terra de Canaã, e sabemos que ele veio e habitou ali com sua tenda e seu altar. Mas veio a fome, como tantas vezes é permitido àqueles que trilham o caminho da fé, e Abraão desceu ao Egito (Gn 12:10) em vez de confiar no Senhor na terra para a qual Ele o trouxera.
Foi na terra do Egito que ele foi bem tratado por causa de Sara, sua esposa (um acontecimento vergonhoso), e por causa dela “ele teve ovelhas, e vacas, e jumentos, e servos, e servas, e jumentas, e camelos” (Gn 12:16). Será que Agar, a egípcia (Gn 16:3), que depois causou tanta tristeza e confusão na casa de Abraão e se tornou a mãe de Ismael – teria sido uma daquelas “servas” dadas a Abraão por causa de Sara no Egito? Parece muito provável que foi essa a razão.
Mas aconteceu outro passo no mesmo caminho, de falta de fé antes de Agar se tornar a mãe de Ismael, que é o ancestral dos árabes que têm sido um flagelo para o povo de Deus desde aquele dia até hoje. E, lembre-se, foi Sara, não Abraão, quem assumiu a liderança em todo o triste caso de Agar, não apenas ao entregá-la a seu próprio marido, mas ao tratá-la com severidade, de modo que ela fugiu e, finalmente, foi Sara quem fez a irada exigência de expulsar a escrava e seu filho, uma exigência aprovada por Deus. Mas durante todo esse assunto, Sara parece ter estado fora de seu lugar, e isso parece fazer a graça de Deus brilhar ainda mais intensamente ao dar a Sara o elogio especial, já mencionado, em 1 Pedro 3:5-6.
Mas quem sou eu para apontar o fracasso de um homem e uma mulher como Abraão e Sara? No entanto, essas coisas foram escritas para nossa advertência; que o Senhor nos ajude a ser admoestados por elas.
