Origem: Livro: Aos Pais de Meus Netos

Acã

Quão diferente de Acsa era seu primo distante Acã. Ambos eram da tribo de Judá, ambos foram criados no deserto, ambos cruzaram o Jordão e entraram na terra de Canaã, ao mesmo tempo. Embora fosse apenas um jovem (seu avô não devia ter mais de sessenta anos), seu coração estava decidido – não nas fontes e vales de Canaã – mas em uma bela capa babilônica e uma cunha de ouro (Js 7:2).

Que advertência solene está envolvida neste primeiro pecado público de Israel! Que estranho que a Babilônia esteja envolvida! Foi a própria cidade que, ao final, trouxe ruína e desolação à terra de Judá. A vestimenta babilônica deveria ser usada. Seria muito mais elegante, suponho, do que as vestes de Canaã: e ele havia usado vestes do deserto toda a sua vida; vestes essas passadas a ele, provavelmente, por seu pai e por seu avô, aquelas vestes maravilhosas que não envelheceram; mesmo nós nem sempre valorizamos as coisas transmitidas, por melhores que sejam, e Acã não tinha coração para valorizar tais vestes, ele queria vestes babilônicas.

Teremos ocasião de nos referir novamente a essas vestes ao nos aproximarmos da época quando Israel deixou de habitar na terra de Canaã. Estranhamente, descobriremos que, assim como as modas babilônicas trouxeram a primeira queda, foram as modas babilônicas que tiveram a ver com o último e terrível colapso do reino no final (Ez 23:12-17; Sf 1:8).

Mas não havia apenas a veste babilônica, havia também a cunha de ouro e duzentos siclos de prata. E, é triste dizer, há isso em nosso coração e há isso no coração de seus filhos, que se transformará em ouro e prata e em uma veste babilônica; uma veste segundo a moda do mundo; e quão terríveis são algumas das vestes babilônicas que vemos hoje; que o Senhor impeça seus queridos de cobiçarem tais coisas.

Há algo peculiarmente penetrante no coração de um pai Cristão no fato de que em uma lista de 28 coisas nas quais uma Babilônia posterior negociou, o ouro vem primeiro e a almas de homens vêm por último (Ap 18:12-13).

Que possamos fazer com que a alma de nossos filhos venha primeiro, e que o ouro venha por último, em nossa consideração e nossos negócios. Que tipo de exemplo estamos dando aos nossos filhos? Lembre-se de que eles nos leem como um livro! Eles veem que nosso coração está voltado para as fontes de Canaã ou para as vestes da Babilônia? Em nossos negócios, nossa ocupação diária, eles veem Ouro ou Almas de Homens encabeçando a lista?

O destino de nossos filhos provavelmente depende da resposta a essas perguntas. Lembre-se de que Acã e toda a sua casa pereceram por causa de sua cobiça (Js 7:24).

Suponho que o próprio fato de o pai e o avô de Acã serem tão claramente apontados e, de certa forma, identificados com ele, nos daria uma indicação de que a responsabilidade por seu pecado remontava até a eles.

Compartilhar
Rolar para cima